ENEM, perguntado por warleyfds, 4 meses atrás

​“A obra mais debatida de Weber é A ética protestante e o espírito do capitalismo. A primeira parte do livro saiu em 1904, e a segunda em 1905, após conferências que pronunciou nos Estados Unidos, em que recolheu material para continuação. Em 1920, pouco tempo antes de sua morte, saiu uma segunda versão, revista e ampliada.
Em sua obra, Weber identifica uma afinidade eletiva entre a economia capitalista e a doutrina do Protestantismo, que movido por sua racionalidade específica lançou bases para a noção de trabalho como vocação e ascese intramundana gerada no calvinismo. Trata-se, nesse caso “do exemplo das relações entre o moderno ethos econômico e a ética racional do protestantismo ascético” (WEBER, 1989, p. 12).

FILHO, José Adriano; SOUZA, José Francisco de; GINI, Sergio. Estudos das Religiões. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. p. 126.

Com base no pensamento de Max Weber sobre a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, a única alternativa correta é:
I. A ética protestante, com o seu princípio de ascese intramundana, na visão de Weber, foi um dos principais fatores para que o espírito do capitalismo se tornasse um fracasso, especialmente no século XX.
II. Em sua obra, Weber identifica que não há uma afinidade eletiva entre a economia capitalista e a doutrina do Protestantismo, que é essencialmente espiritual.
III. Para Weber, o capitalismo foi consequência direta da ética protestante que via no trabalho e no lucro sinais das bênçãos de Deus.
IV. Para Weber, tratar das forças que motivaram o capitalismo moderno a se expandir não é sondar as origens das somas do capital, mas é, principalmente, uma questão acerca do desenvolvimento do espírito do capitalismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por vitorhugocraque
5

Resposta:

alternativa D ( para Weben tratar das forças que motivaram o capitalismo moderno a se expandir não é sondar..........)

Explicação:

Respondido por alcineiafp6xesu
2

Resposta:

Alternativa 4:

Para Weber, tratar das forças que motivaram o capitalismo moderno a se expandir não é sondar as origens das somas do capital, mas é, principalmente, uma questão acerca do desenvolvimento do espírito do capitalismo.

Explicação:

Perguntas interessantes