A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por
a) produção de máscaras ritualísticas africanas.
b) rituais de fertilidade das comunidades celtas.
c) festas profanas dos povos mediterrâneos.
d) culto à nudez de populações aborígenes.
e) danças ciganas do sul da Espanha.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra A, é correta.
Explicação: Pois a obra de trata de prostitutas de uma cidade de Barcelona, e essas caras "feias" são da *influência da cultura africana*, como se fosse máscaras africanas retratadas por Pablo Picasso na sua pintura.
Resposta: a) produção de máscaras ritualísticas africanas.
Explicação:
Observando o quadro de Pablo Picasso percebemos a pintura de uma mesma figura em planos irregulares, característicos do Cubismo. Essa inovação permitiu a ruptura com o modelo clássico revolucionando a arte no início do século XX. Assim, a opção A confirma a característica dessa nova tendência.
A obra cubista “Les demoiselles d’Avignon”, de Picasso, apresenta influência do Primitivismo por incorporar elementos estéticos oriundos da África, como as máscaras ritualísticas, que aparecem nos rostos das mulheres à direta.