A obra e apologia de socrates retrata a versao contada por platao acerca da defesa de socrates em seu julgamento. por meio do ____ ____, narrado por platao,socrates busca explicar a glauco o sentido da paideia fiçosofica. o conceito de paideia no pensamento grego estava ligado a uma _____ _____,visando à ________ ______ integral.Ao fazer uma analogia entre os elementos da caverna,a saida da escuridao ,o contato com a luz e o real e o mundo atual,socrates nos permite compreender como se da essa dialetica do conhecimento verdadeiro. ao se referir ao conhecimento como um ato de _____ _____,esse pensador demonstra que a Paidéia filosofica considtia na passagem do mundo sensível para o mundo inteligível.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas:
A. Mito da Caverna / Concepção educacional / formação do homem / libertação e iluminação.
B. Mito da Caverna / Concepção educacional / formação do homem / libertação e iluminação.
C. Mito da Caverna / Concepção crítica / formação do homem / libertação e iluminação.
D. Mito da Caverna / Concepção física / formação do homem / libertação e iluminação.
E. Mito da Caverna / Concepção emocional / formação dp homem / libertação e iluminação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D. Mito da Caverna / Concepção física / formação do homem / libertação e iluminação.
Explicação:
Mito da caverna, concepção educacional, formação do homem e libertação e iluminação são os itens que completam as lacunas e expõem a filosofia socrática em síntese. Logo, a alternativa A está correta.
O mito mais famoso de Platão é o chamado mito da caverna. Nele, Platão busca simbolizar o esforço do homem para alcançar a sabedoria. Neste mito - ou alegoria - o filósofo é aquele prisioneiro liberto que depois volta à caverna para libertar seus antigos companheiros. O mito da caverna, de Platão, mostra a dificuldade do homem em se libertar da ilusão das aparências.
Encontrado no livro VII de A República, esta alegoria é o modo como Platão coloca o problema do conhecimento:
- Primeiro, o homem preso dentro da caverna só enxerga as sombras projetadas de objetos. Esta é a sua realidade: é o mundo das sombras (eikones)
- Em segundo lugar, o homem, ao livrar-se das correntes e sair da caverna, se esforça, em uma subida íngreme, para chegar à planície onde contempla, com os olhos ofuscados por tamanha luz, o sol. Este é o mundo inteligível.
- Em terceiro lugar, o homem se sente compelido a voltar para caverna com o fim de libertar seus antigos colegas, mas, incompreendido, acaba sendo assassinado.
O resultado do mito é a amostra do problema da mudança da mentalidade, que implica uma mudança na conduta total do homem: quem está acostumado com as sombras nem sequer imagina que há algo mais.
Na prática, foi o caso do mestre de Platão: condenado pela própria cidade que buscava questionar, a morte de Sócrates representou para Platão o ápice da decadência ateniense. Foi o símbolo da proposta educacional de um homem bem formado sendo descartada ao preço de sangue e injustiça.
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