A obra do artista Di cavalcante aborda uma temática brasileira? Por que?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com notável influência do expressionismo e do cubismo, além dos muralistas mexicanos, como Diego Rivera, Di Cavalcanti foi um dos primeiros artistas da sua época a abordar temas da cultura brasileira. Samba, carnaval carioca, operários, festas populares, paisagens suburbanas e a vida boêmia eram alguns dos cenários explorados. Ele também retratou a sensualidade tropical brasileira, na figura feminina.
Em suas telas, deixou transbordar o lirismo do povo e o seu amor pelo país. Dentre as suas principais obras, estão: Pierrete (1922); Pierrot (1924); Samba (1925); Mangue (1929); Mulheres com Frutas (1932); Músicos (1963); Rio de Janeiro noturno (1963); Mulatas e Pombas (1966) e Baile Popular (1972). Mas ele também ilustrou livros de Oscar Wilde, Álvaro de Azevedo, Jorge Amado, Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Vinícius de Moraes.
Foi na década de 1950 que atingiu o apogeu do seu talento, tornando-se um dos principais artistas brasileiros revelados pelo modernismo. A singularidade de suas obras faz com que Di Cavalcanti seja um dos artistas mais concorridos em leilões no mundo inteiro, até hoje. É possível encontrar trabalhos seus em museus e coleções particulares por toda a América Latina, Estados Unidos e Europa. Seu ateliê e obra inacabada foram doados ao Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde permanecem ainda hoje.