Português, perguntado por HeyMaryUni, 11 meses atrás

A obra de Meirelles sugere que a chegada dos portugueses foi pacíficas e marcada pela religiosidade. Você considera que essa visão, presenta na pintura, corresponde a realidade? justifique​

Soluções para a tarefa

Respondido por laysavha
10

Resposta:

Estima-se que cerca de 15 milhões de indígenas tenham sido exterminados com a conquista européia no continente americano. Este extermínio é considerado como um dos maiores genocídios cometidos contra a humanidade.

O historiador Boris Fausto ao falar sobre a população ameríndia na época da chegada dos europeus informa que: “podemos distinguir dois grandes blocos que subdividem essa população: os tupis-guaranis e os tapuias. Os tupis-guaranis estendiam-se por quase toda a costa brasileira, desde pelo menos o Ceará até a Lagoa dos Patos, no extremo sul. Os tupis, também denominados tupinambás, dominavam a faixa litorânea, do norte até Cananéia, no sul do Estado de São Paulo; Os guaranis localizavam-se na bacia Paraná-Paraguai e no trecho do litoral entre Cananéia e o extrema sul do que viria a ser o Brasil, Apesar dessa localização geográfica diversa dos tupis e dos guaranis, falamos em conjunto tupi-guarani, dada a semelhança de cultura e de língua.

A partir de 40.000 anos AC, populações indígenas começaram a reinventar nosso território. Com a chegada dos europeus a reinvenção continuou, agora sob uma nova visão de colonização e exploração, de uma mentalidade opressiva e de uma reacionária espoliação social. Os capitais nacional e internacional ainda promove o surgimento da miséria, da mortalidade infantil, das chacinas e dos desalojados. Neste sentido, o Brasil precisa ser reinventado a cada dia, através de ações que coíba o proliferar da corrupção. O Brasil precisa ser adotado por nós brasileiros, sempre ao lado de uma carta magna que propicie a nossa gente, mais saúde e educação, mais segurança, saneamento básico e moradia, e uma melhor distribuição de renda para seus filhos e filhas: Viver com dignidade.

Respondido por kassianec00
31

Resposta: Sim, logo quando os portugueses chegaram viram que os indígenas não tinha uma crença, e logo eles queriam catequizar, e por isso corresponde com à realidade.

Perguntas interessantes