A obra de Eduardo de Sá e o texto de José Murilo de Carvalho apresentam a mesma versão para o Proclamação da República no Brasil?
Soluções para a tarefa
Olá,
Sobre a obra de Eduardo de Sá e o texto de José Murilo de Carvalho, não apresentam a mesma versão para a Proclamação da República do Brasil, visto que Murilo de Carvalho possui uma visão crítica sobre o fato, visto que ela foi um golpe militar que não teve apoio popular. Na verdade, o golpe foi dado às pressas, sendo que a população sequer sabia o que estava acontecendo. Além disso, ocorreram várias revoltas após o fato.
Já a obra de de Eduardo de Sá faz um claro apoio à Proclamação da República, pois foi criada justamente com o intuito de colocá-la no imaginário popular como um evento grandioso e comemorado pela população. Eduardo de Sá era um pintor positivista e apoiador da República. Por isso as visões deles são distintas.
Abraços!
Não, a obra de Eduardo de Sá e o texto de Carvalho apresentam versões diferentes para a Proclamação da República.
Enquanto Eduardo de Sá era um pintor de tendências positivistas, que via na Proclamação da República uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento nacional, Carvalho é um historiador contemporâneo que viu nas consequências da Proclamação apenas o aprofundamento das desigualdades do país.
Deste modo, enquanto Sá apresenta uma visão heroica do evento, Carvalho apresenta uma visão bastante crítica.