A obra de David representa um grande guerreiro romano sobrevivendo de doações e esmolas. Belisário foi o leal general de Justiano durante muito tempo e colecionava vitórias nas batalhas que enfrentava. Teve os olhos vazados, ficou cego e virou pedinte nas ruas de Roma.
Com base na imagem e no texto, avalie as afirmativas a seguir:
I) A deficiência era considerada ato de castigo destinado aos traidores, que tinham as mãos amputadas e os olhos vazados, por ordem do Imperador.
II) Toda pessoa nascida com deficiência em Roma era predestinada a divertir o povo no circo e na praça.
III) Os guerreiros atingidos e mutilados durante as batalhas eram mortos após o combate pelo próprio general.
IV) As crianças nascidas com deficiência deveriam ser mortas pelo pai por meio da prática do afogamento.
Assinale a alternativa correta:
a) As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
b) As afirmações I, II e III estão correta
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é: e) I e IV
I. correto. Nas Constituições romanas havia a previsão da pena de vazar os olhos ou amputar as mãos dos traidores do Império. Esta pena foi praticada até a queda do Império Romano e continuou sendo aplicada no Oriente.
II. incorreto. Os deficientes eram explorados nas cidades por “esmoladores”, ou passavam a fazer parte de circos para o entretenimento dos abastados.
III. Incorreto. Os guerreiros retornavam com amputações das batalhas e eram atendidos em um precário sistema hospitalar.
IV. correto. Aos pais era permitido por lei, matar as crianças que nasciam com deformidades físicas, pela prática do afogamento, desde que comprovada a deformação.
Obs.: Faltaram as alternativas: c) II, III e IV d) III, IV e) I e IV
Bons estudos!