A obra barroca "Arte da pintura", de Johannes Vermeer é considerada uma das 50 pinturas mais famosas do mundo; a mesma também é conhecida como "O pintor e sua modelo Clio", na qual Clio é vista como a musa grega da história e da criatividade. Observe atentamente a tela abaixo e relate a relação existente entre a imagem e o poder retratados na obra de arte de Vermeer.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Ao analisar a obra Arte da Pintura, vemos que existe a preocupação em retratar símbolos de poder, como o candelabro dourado e a roupa luxuosa da mulher (riqueza), a mulher (que representa a História), o livro (representando educação) e o mapa da Holanda (poder territorial).
Analisando a imagem
Para responder essa pergunta, é preciso analisar a imagem. Panofsky sugere três ações de análise a partir de seu método iconológico:
- Descrever. Nessa fase, você vai prestar atenção aos detalhes das imagens, dizer tudo o que existe nela e também como ela faz você se sentir. Ex.:
- a pintura mostra de 2 figuras: uma mulher (Clio, Musa da História), segurando um livro e um trompete, vestindo uma roupa azul luxuosa e uma coroa de louros; um homem (o próprio pintor, de costas), diante de um cavalete e uma tela, segurando um pincel; chão quadriculado; mapa da Holanda na parede; mesa com tecidos, parte de uma escultura, papeis; uma cadeira; um candelabro sem velas. A mulher está pousando para o pintor.
- Ao ver a obra, sinto como se estivesse no quarto, observando a ação
- Entender o tema: autorretrato.
- Interpretar. Aqui pensamos no contexto. O artista faz um autorretrato, sem mostrar o rosto, indicando o papel do pintor para a representação de instâncias e símbolos do poder.
Para saber sobre Jan Vermeer, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/19172581
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás