A OBRA ANGUSTIA DE GRACILIANO RAMOS APRESENTA UMA DENUNCIA ENTRE A TOMADA DE CONSCIENCIA NO brasil dos anos 30 com a modernização acelrada
Soluções para a tarefa
A obra “Angústia", de Graciliano Ramos, apresenta uma denúncia entre a tomada de consciência no Brasil dos anos 30, com a modernização acelerada, e o sistema escravista herdados pelo país.
Essa relação evidencia:
E) as dificuldades individuais que refletem a crise social existente.
Esse romance tem como personagem principal o funcionário público Luís da Silva, que está vivendo uma crise pessoal em meio ao processo de modernização e desenvolvimento do país.
Na obra, o autor denuncia o fato de essa acelerada modernização ainda preservar certos aspectos conservadores e retrógrados, como a patriarcado e o escravismo.
Portanto, há uma união entre individualidade e crítica social.
Sobre a obra "Angústia", de Graciliano Ramos, podemos afirmar que ela apresenta " as dificuldades individuais que refletem a crise social existente." Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa E.
Você não colocou a questão completa. Apesar disso, pesquisei e encontrei. Seguem as alternativas:
A) o cotidiano de um funcionário público.
B) a conscientização das classes sociais nesse período.
C) a impossibilidade de um indivíduo trabalhar na velhice.
D) os diferentes ofícios em oposição à época da modernização.
E) as dificuldades individuais que refletem a crise social existente.
Na obra de Graciliano Ramos, é feita uma denúncia em relação ao fato de uma modernidade trazer consigo aspectos arcaicos, como a escravidão, por exemplo. O protagonista, que é Luís da Silva, é um funcionário público em crise. Assim, a narrativa é centrada no interior desse personagem. Podemos dizer, então, que há a narração das questões individuais e isso reflete na crise que a sociedade está vivendo.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/30150726
BONS ESTUDOS!