Saúde, perguntado por erikdacosta, 10 meses atrás

A obesidade é uma doença metabólica e inflamatória, composta por causas multifatorias, que também pode levar ao desenvolvimento de outras doenças crônicas, aumentando a sua gravidade. Durante a hiperplasia das células adiposas, que resultará em acúmulo de gordura no organismo, ocorre diferentes manifestações com o paciente. Essas manifestações podem ser psicológicas (como depressão), físicas (alterações no corpo), sociais (isolamento e distanciamento de familiares e amigos). Além dessas manifestações, alterações metabólicas importantes também ocorrem no organismo, em decorrência da produção de adipocinas pelo tecido adiposo. Atualmente, sabe-se que o tecido adiposo branco é mais que um tecido de reserva, mas também um órgão secretor, pois produz e libera vários fatores peptídicos e não-peptídicos.

PRADO, W.L. et al. Obesidade e adipocinas inflamatórias: implicações práticas para a prescrição de exercício. Rev Bras Med Esporte, Niterói, v. 15, n. 5, p. 378-383, Out. 2009.



Com base na atividade metabólica e inflamatória do tecido adiposo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:



I. As alterações metabólicas provocadas pelo tecido adiposo, são responsáveis pela liberação de adipocinas, principalmente IL-6 (uma das substâncias produzidas pelas células dos sistema imune responsáveis por controlar a imunorreação no organismo), Fator de Necrose Tumoral (TNF-α), leptina e adiponectina que aumentam o processo inflamatório no organismo.

PORQUE



II. O excesso de tecido adiposo aumenta a produção de muitas adipocinas que promovem grande impacto em diversas funções corporais, como controle da ingestão alimentar e balanço energético, sistema imune, sensibilidade à insulina, angiogênese, pressão arterial, metabolismo lipídico e homeostase corporal, situações estas que estão fortemente correlacionadas com o desenvolvimento ou agravamento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, entre outras.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

e.
As asserções I e II são proposições falsas

Soluções para a tarefa

Respondido por zhepyrx1
12
resposta correta é a opção d) pois o tecido adiposo contém células adiposas
Respondido por Danas
24

A alternativa D) é a correta.

O tecido adiposo é um tecido que libera muitas substâncias, já que é altamente rico em energia e consegue realizar reações que precisam de muita energia, como é o caso da produção de adipocinas.

As adipocinas é uma interleucina, e como uma interleucina, tem função inflamatória, um marcador de inflamação que pode causar problemas maiores em todo e qualquer processo inflamatório, principalmente em diabéticos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes