A Obesidade é uma doença crônica e multifatorial que afeta milhares de pessoas no mundo todo. Um dos tratamentos para a obesidade é a prática regular de exercício físico sistematizado. Para uma sistematização adequada o ACMS recomenda que o exercício seja baseado nas variáveis FITT-VP (Frequência, Intensidade, Tempo, Tipo, Volume e Progressão).
LIMA, L. R. A. Exercícios Físicos nas Diferentes Populações. Maringá: UniCesumar, 2020.
Com base no texto acima, analise o caso do Lúcio e elabore um programa de exercício físico com base nas recomedações do ACSM para prescrição de exercício para pessoas com obesidade.
O Lúcio é um rapaz de 38 anos e está com obesidade. Ele pretende iniciar um programa de treinamento físico e tem como objetivo a perda de peso. Você precisa atender o Lúcio, descrevendo, hipoteticamente, a primeira sessão do programa de exercício físico dele, que deverá conter exercícios resistidos e aeróbicos, buscando atender o objetivo. Para isto utilize o modelo de ficha abaixo.
Observação: Não há necessidade de incluir os equipamentos necessários para a realização do exercício.
Considerando o exposto, preencha a ficha abaixo prescrevendo o treino para o Lúcio.
EXERCÍCIOS RESISTIDOS
Frequência:
Intensidade:
Duração:
Tipo do exercício:
Repetições:
Séries:
Padrão:
Progressão:
Método utilizado para avaliar a intensidade:
EXERCÍCIO AERÓBIO
Frequência:
Intensidade:
Duração:
Tipo do exercício:
Método utilizado para avaliar a intensidade:
Soluções para a tarefa
Explicação:
A prática regular de atividade física tem sido recomendada para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas por diferentes associações de saúde no mundo, como o American College of Sports Medicine, os Centers for Disease Control and Prevention, a American Heart Association, o National Institutes of Health, o US Surgeon General, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outras. Estudos epidemiológicos têm demonstrado relação direta entre inatividade física e a presença de múltiplos fatores de risco como os encontrados na síndrome metabólica. Entretanto, tem sido demonstrado que a prática regular de exercício físico apresenta efeitos benéficos na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade. Com isso, o condicionamento físico deve ser estimulado para todos, pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico. Assim como a terapêutica clínica cuida de manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade de vida.