A Obesidade é uma doença crônica e multifatorial que afeta milhares de pessoas no mundo todo. Um dos tratamentos para a obesidade é a prática regular de exercício físico sistematizado. Para uma sistematização adequada o ACMS recomenda que o exercício seja baseado nas variáveis FITT-VP (Frequência, Intensidade, Tempo, Tipo, Volume e Progressão).
LIMA, L. R. A. Exercícios Físicos nas Diferentes Populações. Maringá: UniCesumar, 2020.
Com base no texto acima, analise o caso do Lúcio e elabore um programa de exercício físico com base nas recomedações do ACSM para prescrição de exercício para pessoas com obesidade.
O Lúcio é um rapaz de 38 anos e está com obesidade. Ele pretende iniciar um programa de treinamento físico e tem como objetivo a perda de peso. Você precisa atender o Lúcio, descrevendo, hipoteticamente, a primeira sessão do programa de exercício físico dele, que deverá conter exercícios resistidos e aeróbicos, buscando atender o objetivo. Para isto utilize o modelo de ficha abaixo.
Observação: Não há necessidade de incluir os equipamentos necessários para a realização do exercício.
Considerando o exposto, preencha a ficha abaixo prescrevendo o treino para o Lúcio.
EXERCÍCIOS RESISTIDOS
Frequência:
Intensidade:
Duração:
Tipo do exercício:
Repetições:
Séries:
Padrão:
Progressão:
Método utilizado para avaliar a intensidade:
EXERCÍCIO AERÓBIO
Frequência:
Intensidade:
Duração:
Tipo do exercício:
Método utilizado para avaliar a intensidade:
Soluções para a tarefa
Explicação: A prática regular de atividade física tem sido recomendada para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas por diferentes associações de saúde no mundo, como o American College of Sports Medicine, os Centers for Disease Control and Prevention, a American Heart Association, o National Institutes of Health, o US Surgeon General, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outras. Estudos epidemiológicos têm demonstrado relação direta entre inatividade física e a presença de múltiplos fatores de risco como os encontrados na síndrome metabólica. Entretanto, tem sido demonstrado que a prática regular de exercício físico apresenta efeitos benéficos na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade. Com isso, o condicionamento físico deve ser estimulado para todos, pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico. Assim como a terapêutica clínica cuida de manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade de vida.
Resposta:
EXERCÍCIOS RESISTIDOS
Frequência: 2 a 3 vezes na semana.
Intensidade: 40 a 70% de 1-RM. Adotaremos 50% do RM para Lucio.
Duração: Parte dos 60 minutos diários ou mais de exercício. Iniciaremos com protocolo de treinamento de 40 min diários.
Tipo do exercício: Cada grupo muscular principal deverá ser estimulado, preferencialmente em ações multiarticulares, utilizando equipamentos ou peso corporal. Primeiras sessões apenas utilizaremos peso corporal do aluno Lúcio.
Repetições: 8 a 12 repetições para melhorar força e a potência, na maioria dos adultos. Para Lúcio faremos series de 15 repetições com baixas cargas.
Séries: 2 a 4 séries de exercício resistido para a melhora da força e potência, na maioria dos adultos. Nas sessões aplicaremos 3 séries inicialmente.
Padrão: Intervalos de repouso de 2 a 3 minutos entre cada série.
Repouso ≥48 horas entre as sessões para qualquer grupo muscular único.
Progressão: Progresso gradual de mais repetições por série e / ou aumento de resistência. Faremos ciclos de alteração de cargas e volume a cada 3 semanas.
Método utilizado para avaliar a intensidade: Escala de PSE
EXERCÍCIO AERÓBIO
Frequência: 5 dias semanais para maximizar gasto energético. Inicialmente treinos de cardio na bicileta ergométrica (15 minutos diários).
Intensidade: Foco em atividades físicas de intensidade moderada à vigorosa. Iniciaremos com poucos saltos na cama elástica, agachamentos em 90 graus (com maior intensidade) com o objetivo de promover queima calórica.
No início do programa de exercícios se recomenda intensidade moderada (ex: 40 a 60% da FCreserva), com ajuste gradual para intensidades mais elevadas (ex: ≥ 60% das FCreserva), que irá provocar maiores benefícios.
Duração: Mínimo de 40 minutos por dia (200 minutos na semana), aumentando até 60 minutos por dia (300 minutos na semana).
Exercícios intermitentes (com blocos mínimos de 10 minutos) pode ser uma alternativa aos contínuos. Manteremos treinos de 10 minutos com descanso de 3 a cada rodada.
Exercícios vigorosos podem ser úteis para reduzir o tempo, mas os indivíduos devem estar aptos e dispostos. Ainda deve-se reconhecer um risco de lesões.
Tipo do exercício: Principalmente atividades físicas aeróbicas, que envolvam grandes grupos musculares. Caminhadas com baixa intensidade e volume de tempo mais elevados (40 min com baixa FC) uma vez na semana.
Método utilizado para avaliar a intensidade: Utilizaremos a PSE.
mapa completo - ed fisica- 44 998719590
15,00 reais
-
-
mapa completo - ed fisica- 44 998719590
15,00 reais
-