Português, perguntado por Anajuliramos301, 11 meses atrás

a) O trecho, extraído de O Alienista, aponta característica do século XIX que exerceu forte influência sobre a literatura. Identifique-a e justifique sua resposta. b) Retire o ponto e vírgula do trecho – Simão Bacamarte compreendeu que a ciência lusitana, e particularmente a brasileira, só podia cobrir-se de "louros imarcescíveis", – expressão usada por ele mesmo, mas em um arroubo de intimidade doméstica; exteriormente era modesto, segundo convém aos sabedores. – e reescreva o segmento em destaque, substituindo o ponto e vírgula por uma conjunção coerente com o contexto.

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrofernandespcj5xq
0

Resposta:

a) A característica apresentada, parece-me, é o cientificismo, que, além de ser uma característica da escola realista (O alienista é uma das obras realistas de Machado), que aceita apenas a ciência empiricamente verificável como fonte de explicação de tudo que existe. Sim, mas por quê? veja que o autor diz "Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas", o que, a meu ver, sustenta minha resposta.

b) Simão Bacamarte compreendeu que a ciência lusitana, e particularmente a brasileira, só podia cobrir-se de "louros imarcescíveis", – expressão usada por ele mesmo, mas em um arroubo de intimidade doméstica, POIS exteriormente era modesto, segundo convém aos sabedores.

Explicação: veja que, embora não haja conjunção na frase original, o ponto e vírgula mostra implicitamente que há uma relação de sentido, que no caso seria uma oração coordernativa EXPLICATIVA, porque explica o fato de Simão usar a expressão somente em ambiente doméstico, nunca fora de casa.

P.S: No lugar de pois, pode-se usar PORQUANTO ou PORQUE

Respondido por brendaisis
0

a. Nota-se a presença de grande racionalismo, além de cientificismo predominantes, fator presente e que teve grande importância na literatura e no século XIX como um todo. O cientificismo compreende viés filosófico inerente ao positivismo, que observa a ciência como fator determinante e transformador.

b. Simão Bacamarte compreendeu que a ciência lusitana, e particularmente a brasileira, só podia cobrir-se de "louros imarcescíveis", – expressão usada por ele mesmo, mas em um arroubo de intimidade doméstica, porque exteriormente era modesto, segundo convém aos sabedores.

Perguntas interessantes