a) o que se pode saber sobre a vida econômica dos astecas com base nessa imagem do códice mendoza?
Soluções para a tarefa
Podemos saber que praticavam a escravidão, dividiam o trabalho por gênero, produziam ferramentas e estabeleciam comércio com outros povos.
Apesar de ter sido redigido em um ponto de vista eurocêntrico, o Códice de Mendoza preservou, em certo sentido, o modelo básico de funcionamento da sociedade Asteca, o que ajuda a identificar esta série de características que ajudam a compreender o modelo de civilização dos Astecas.
A prática da escravidão e a cobrança de impostos, por exemplo, foi um dos motivos, por um lado, da rápida expansão e, de outro, da posterior queda do Império.
A economia Asteca se sobressaia por meio da agricultura e ela se dava de modo bem fecundo.
A política Asteca era hierarquizada, onde o imperador era a classe superior. Depois, seu representante e, após, a nobreza e, abaixo da nobreza, os homens comuns.
O povo Asteca surgiu na região onde corresponde o centro do México, denominada Mesoamérica. Segundo relatos históricos, tal civilização pré-colombiana surgiu no século XIII e tinha como capital a cidade de Tenochtitlán.
Quanto à cultura do povo Asteca, eles acreditavam em uma força espiritual chamada teotl, que criava uma relação entre os seres terrenos com os seres cósmicos. Além disso, os Astecas eram entendidos de astronomia e, com bases nos conhecimentos cósmicos, elaboraram dois calendários.
Já a religião dos Astecas era de caráter politeísta, sendo o deus Tezcatlipoca o deus superior. O sacrifício humano era uma prática bem famosa, pois representava o ofertório aos deuses e mantinha, também, o calor do Sol.
Link: brainly.com.br/tarefa/11575679