A) O que se espera que aconteça com o ciclo menstrual caso a mulher receba, por indicação médica, doses diárias relativamente altas de estrógeno e progesterona?
B) O item anterior descreve um procedimento que, sob prescrição médica, é relativamente comum. Qual é a sua finalidade? Justifique.
C) Se, por algum motivo, os ovários não amadurecem mais folículos ovarianos, o que se espera que aconteça com o nível de FSH? Nesse caso, qual a consequência para o ciclo menstrual?
Soluções para a tarefa
Olá!!!
a) Quando
se há uma alta concentração de estrógeno na corrente sanguínea, seja pela
ingestão através de medicamento ou até mesmo desequilíbrio hormonal, inibe a
produção de FSH pela hipófise (feedback negativo), quando os níveis de FSH caem
ele desestimula os folículos que consequentemente provoca uma redução na
produção de estrógeno, já que os folículos são os responsáveis pela produção do
estrógeno. A ingestão contínua de estrógeno e progesterona que está presente
nos anticoncepcionais fazem com que suas concentrações no sangue se mantenham
constantes e isso inibe a produção de FSH e LH o que impede que haja a
ovulação.
b) A sua finalidade vai depender do problema de cada mulher, ele foi criado na intenção de evitar uma gravidez indesejada, já que é um medicamento a base de hormônios que impede a ovulação, mas seus efeitos colaterais (reações desejadas ou não) podem ajudar na regulação do ciclo menstrual quando se é irregular sendo isso algo muito comum em mulheres, combate a acne, diminuição de cólicas, diminuição no risco de anemia por conta da diminuição de perda de sangue na menstruação e mulheres que tomam anticoncepcional a menstruação tende a ter um fluxo menor ou as vezes chegam a nem menstruar em alguns meses.
c) Se não há maturação dos folículos significa que não há produção de FSH, e isso pode se dar por n motivos, por exemplo, grandes quantidades de estrógeno no sangue inibe a produção de FHS pela hipófise, que desestimula os folículos, se eles não amadurecem não há ovulação.
Espero ter ajudado!!