a) O que são fósseis e como se formam?
b) Em qual tipo de rocha existe maior possibilidade de encontrarmos fósseis? Explique.
c) De acordo com o texto, como os fósseis podem ser classificados?
d) o que o estudo dos fósseis pode nos ensinar sobre a evolução da vida na terra?
Soluções para a tarefa
Explicação:
a)Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Restos são partes de animal (ex.: ossos, dentes, escamas) ou planta (ex.: troncos) e vestígios são evidências de sua existência ou de suas atividades (ex.: pegadas).Os fósseis geralmente são formados pelas partes duras de seres vivos, como conchas ou ossos. Alguns fósseis se formaram a partir de moldes deixados em materiais moles que mais tarde endureceram. Por exemplo, cientistas encontraram pegadas de dinossauros em rochas formadas a partir de lama.
b) O tipo de rocha com maior possibilidade de se encontrar fósseis é a rocha sedimentar, que são formadas por camadas de sedimentos e comprimidas formando um bloco.
c) Os fósseis são classificados em dois tipos: restos (ou somatofósseis) e vestígios (ou icnofósseis). Resto: tipo de fóssil que ocorre quando alguma parte do ser vivo é preservada. São consideradas evidências diretas dos seres vivos. Por exemplo, fósseis de dentes, de carapaças, de folhas, de conchas, de troncos, etc.
d) É através dos estudos sobre os fósseis que podemos conhecer melhor a história do planeta em tempos remotos, identificada pelos vestígios que marcaram determinada época. ... Eles revelam as transformações que ocorreram nos seres vivos e no próprio planeta durante anos.