História, perguntado por fuchsnatalia29, 10 meses atrás

a) o que pôde concluir pela leitura do gráfico ?

b)que fatores ajudam a explicar o fenômeno mostrado no gráfico ?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por linagib
261

Oi!

Resposta:

A- Entre 1933 e 1939 o setor industrial superou o agrícola, apesar da queda entre 1939 e 1945 o setor industrial ainda se manteve a frente do agrícola.

B- A grande depressão e a segunda guerra, que estimularam a produção devido a impossibilidade de importações.

Explicação:

A "B" não está querendo os fatores/características do gráfico, e sim os fatores históricos que causaram a superação e a queda.

:)

Respondido por sofisll
9

a) O gráfico mostra um alto crescimento da indústria entre 1933 e 1939 e depois uma desaceleração entre 1939 e 1945.

b) O fenômeno pode ser explicado pelo ápice da Segunda Revolução Industrial (até 1939) e pela Segunda Guerra Mundial (entre 1939 e 1945).

Análise do Gráfico

As barras do gráfico representam a taxa (em porcentagem) de crescimento anual da indústria e da agricultura em três momentos do século XX. São eles:

  • 1920-1929: neste intervalo, é possível perceber uma taxa de crescimento da indústria inferior à taxa de crescimento da agricultura.
  • 1933-1939: neste período, a taxa de crescimento da índustria atinge seu ápice enquanto a taxa de crescimento da agricultura desacelera.
  • 1939-1945: no período que compreende a Segunda Guerra Mundial podemos perceber uma diminuição da taxa de crescimento da indústria, mas que ainda é superior à taxa de crescimento da agricultura.

Quais foram os fatores que afetaram a indústria na primeira metade do século XX?

A chamada Segunda Revolução Industrial, que se iniciou na segunda metade do século XIX e se encerra com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, trouxe inovações aos meios de produção e à sociedade globalizada em uma escala surpreendente.

A introdução de novas matérias-primas como o petróleo, a popularização da eletricidade e a produção em massa, por exemplo, influenciaram o crescimento expressivo da Indústria no início do século XX (até 1929), embora esta ainda crescesse em um ritmo inferior à agricultura.

Após 1929, ano de início de uma crise mundial também chamada de Grande Depressão, a economia mundial se enfraquece e atinge seu pior momento em 1933. Neste ano, o presidente estadunidense Franklin D. Roosevelt estabelece o New Deal e a maioria dos países afetados pela crise começam a se recuperar economicamente, o que é demonstrado pela alta taxa de crescimento da indústria entre 1933 e 1939.

Em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, o crescimento da indústria desacelera devido a uma série de fatores, dentre os quais é possível citar:

  • Grande parte da força de trabalho era formada por homens, até então. Com o recrutamento destes para a guerra, há falta de mão de obra para as fábricas, que passam então a contratar mulheres e crianças, principalmente para fabricação de insumos para a guerra.
  • Embora as indústrias relacionadas ao esforço bélico continuassem a todo vapor, outras àreas da economia sofreram com sanções, falta de matéria-prima, ataques e destruição de fábricas decorrente dos bombardeios e avanço das tropas.
  • O cenário político e econômico era instável, a moeda de muitos países se desvalorizava e o investimento nos diferentes setores industriais era escasso.

Embora estes fatores não tenham inviabilizado o crescimento industrial, certamente afetaram o ritmo com que a industrialização avançava e explicam os dados apontados no gráfico.

Entenda mais sobre Revolução Industrial em: https://brainly.com.br/tarefa/42267666

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes