História, perguntado por tonhadoze1217, 6 meses atrás

a) O que era uma indulgência?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Lise2013
1

Resposta:

Na doutrina católica, Indulgência (do latim indulgentia, que provém de indulgeo, "para ser gentil") é a remissão, total ou parcial, da pena temporal devida, para a justiça de Deus, pelos pecados que foram perdoados, ou seja, do mal causado como consequência do pecado já perdoado através da confissão sacramental, a remissão é concedida pela Igreja Católica no exercício do poder das chaves, por meio da aplicação dos superabundantes méritos de Cristo e dos santos, por algum motivo justo e razoável." Embora "no sacramento da Penitência a culpa do pecado é removida, e com ele o castigo eterno devido aos pecados mortais, ainda permanece a pena temporal exigida pela Justiça Divina, e essa exigência deve ser cumprida na vida presente ou na depois da morte, isto é, no Purgatório. Uma indulgência oferece ao pecador penitente meios para cumprir esta dívida durante sua vida na terra", reparando o mal que teria sido cometido pelo pecado.[1]

Explicação:

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta: Existem duas respostas para essa pergunta: a verdadeira e a falsa

Explicação: Comecemos pela verdadeira:  As indulgencias eram vendidas para perdoar pecados carnais das pessoas, inclusive servindo para ajudar pessoas a completar sua penitência. Essa resposta é verdadeira porém menos disseminada. Você pagava pela indulgencia como mais uma forma de pagar por seus pecados, mas isso não significava ir para o céu com o perdão eterno garantido, e que mesmo que você pecasse a vontade, nada te aconteceria pois você poderia comprar uma indulgencia e estaria tudo certo, negativo.

A falsa é a seguinte: As indulgencias serviam para perdoar os pecados carnais e da alma, propiciando o perdão de todos os pecados e a salvação eterna se você a comprasse, independente de arrependimento. Era como se fosse um perdão de Deus vendido aos montes pela Igreja.

Perguntas interessantes