a) O que é teorema de Pitágoras exemplos?
b) Onde usamos o teorema de Pitágoras no dia a dia?
c) Explique com suas palavras o conceito do Teorema de Pitágoras.
Soluções para a tarefa
Resposta: A) O teorema de Pitágoras é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo retângulo, conhecidos como hipotenusa e catetos. Esse teorema não é válido para triângulos acutângulos ou obtusângulos, apenas para os retângulos. Exemplos: Para que um triângulo seja considerado retângulo, basta que um de seus ângulos tenha medida igual a 90°, ou seja, que o triângulo tenha um ângulo reto. O lado oposto a esse ângulo é o maior lado do triângulo retângulo e é chamado de hipotenusa. Os outros dois lados menores são chamados de catetos.
B)Através do teorema de Pitágoras (onde a hipotenusa que é a raiz quadrada da soma do quadrado dos catetos ) é possível calcular caminhos para se atravessar de um lado para o outro do rio, indo uma parte por terra e outra pela água, de maneira mais econômica possível, para levar esta energia elétrica.
C)Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).
Espero ter ajudado.
Teorema de Pitágoras
Utilizamos o Teorema de Pitágoras exclusivamente nos triângulos retângulos, no qual relacionamos a medida da hipotenusa com os dois catetos.
Pitágoras fórmula
O Teorema de Pitágoras nos diz que "o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.".
Chamando a hipotenusa de "a" e os catetos de "b" e "c", temos que:
Teorema de Pitágoras fórmula: .
Abaixo temos um pequeno mapa mental sobre o Teorema de Pitágoras. Nele temos um triângulo retângulo com as medidas dos catetos e da hipotenusa, além da fórmula.
A descoberta dos números irracionais.
Para os pitagóricos, a palavra número significa número inteiro e as razões entre dois números inteiros eram chamadas de números racionais.
Entretanto, se tivermos um triângulo retângulo de catetos medindo 1 unidade, pelo Teorema de Pitágoras a hipotenusa mede √2, que não é um número racional.
Tal problema gerou uma série de descobertas e estudos até provarem que existe um conjunto de números não racionais: os irracionais, que são os números que não conseguimos representar na forma p/q, sendo p e q inteiros e q diferente de zero.