a) O que é globalização?
b) Aponte a importância da globalização para os avanços científicos.
c) A globalização atinge todas as sociedades da mesma forma?Explique.
d) Cite as consequências positivas e negativas do mundo globalizado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
B)A área científica, contudo, tem se mantido praticamente imune a esses problemas. O conhecimento científico é universal por natureza e adquiri-lo não depende de fronteiras, de acordos comerciais ou de proteção de patentes. As leis da física são as mesmas para todos os países. O conhecimento científico, dificilmente pode ser controlado e em geral circula livremente, mesmo em períodos em que as tendências antiglobalização são fortes.
C)Não. A globalização atinge o planeta de forma desigual. A preferência é que ela atinja os países mais desenvolvidos primeiro, causando a exclusão social dos países mais pobres. Por exemplo, o desenvolvimento da tecnologia não atinge todos da mesma forma. O acesso de informações e às tecnologias que acontece na América do Norte não é o mesmo que ocorre na África. Enfim, é só um pedaço do que é a globalização e de como ela afeta o mundo.
D) aspectos positivo
Acesso a produtos que não são produzidos nacionalmente;
Mercados mais competitivos e inflação bem controlada;
Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países;
Maior desenvolvimento tecnológico;
No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.
Aspectos negativos
Maior propagação de crises financeiras e econômicas;
Alguns setores da economia podem não se adequar à competição e elevar o desemprego no país;
Em países em desenvolvimento, pode ser difícil o investimento em novas indústrias que já existam em países desenvolvidos com custos reduzidos e com melhor tecnologia;
Em países de pequena dimensão, a entrada de multinacionais pode afetar produtores menores, criando monopólios na economia;
Exploração de matéria-prima e mão de obra barata de empresas de países desenvolvidos nos mais pobres.
Causas e efeitos da globalização
As privatizações têm sido um dos principais fatores que demonstram que as políticas adotadas pelos países direcionam-se à globalização, além da diminuição das regulamentações e de burocracias que afastam investidores estrangeiros.
espero ter ajudado