Biologia, perguntado por leiaseda123, 9 meses atrás

a) O que é a Via Láctea?
b) Monte um esquema em seu caderno
que apresente a estrutura do Universo e
indique a Via láctea.
c) Quais as consequências da poluição
luminosa?
d) Na região em que você reside, é fácil ou
difícil observar a Via Láctea? Por quê?
Converse com seus colegas sobre o
assunto.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Lucasneiva77
76
a) A Via Láctea é o nome dado a nossa galáxia

b) A estrutura da Via Láctea é em formato espiral, inserido no universo observável. Não consigo demonstrar uma estrutura do universo por mensagem, mas você consegue encontrar facilmente na internet.

c) A poluição luminosa bloqueia a visão dos astros e corpos luminosos do espaço. Portanto, em locais urbanos com muita luz, não conseguimos enxergar as estrelas no céu e nem a nossa própria galáxia por causa dessa poluição luminosa dos postes, casas, prédios, etc. Em espaços distantes de muita luz, como locais rurais ou florestas, é possível ver melhor as estrelas no céu e até possivelmente a nossa galáxia, sendo que a poluição luminosa é menor nesses espaços.

d) Ei resido em BH, cidade muito populosa com muita poluição luminosa, logo, não é fácil observar a via láctea. Alguns locais ao redor mais rurais talvez seja possível enxergar melhor, mas normalmente só é possível ver algumas estrelas no céu.

Espero ter ajudado
Respondido por celog
1

a) A Via Láctea é a galáxia na qual se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra e os seres humanos.

b) Partindo da localização da Via Láctea podemos construir essa escala, que vai da nossa galáxia até os limites do Universo Observável:

  • A Via Láctea (galáxia)
  • Ao redor dela está o Grupo Local, formado por mais de 50 galáxias
  • Esse Grupo Local, por sua vez, está no chamado Superaglomerado Local, composto por milhares de grupos de galáxias
  • E no fim, até onde conhecemos, está o Universo Observável, composto por tudo que os aparelhos mais avançados da ciência conseguiram alcançar. Além do Universo Observável não se sabe o que há ou não há.

c) A poluição luminosa cria uma interferência, um bloqueio, entre os observadores que estão na superfície terrestre e as luzes de objetos espaciais.

A poluição luminosa é causada pela luz de fontes elétricas que erradia das áreas urbanas, intensamente iluminadas pelo sistema de postes, e cria uma cortina na atmosfera.

d) Cidades pequenas e comunidades do interior do país são as que aproveitam melhor a apreciação do céu noturno, devido à baixa poluição luminosa.

Via Láctea: o que podemos ver e o que podemos imaginar

Um observador que lance o olhar para o céu noturno em um ambiente livre de poluição luminosa vai se deparar com uma quantidade imensa de astros luminosos.

Mas o que pouca gente sabe é que todas as estrelas visíveis a olho nu estão dentro da Via Láctea. Além disso, é possível enxergar a galáxia de Andrômeda e as Duas Nuvens de Magalhães, mas não se pode identificar individualmente as estrelas dessas galáxias, apenas a luz de sua totalidade.

Aprenda mais sobre a Via Láctea em: https://brainly.com.br/tarefa/1084169

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes