Psicologia, perguntado por mayarafontenell7, 11 meses atrás

a) O que caracteriza o ser humano? b) Como podemos explicar esses casos, a partir da definição de cultura?

Soluções para a tarefa

Respondido por OscarJ2020
5

Resposta:

É caracterizado pelo gregarismo e a hierarquização, entre muitas outras coisas.

Explicação:

A cultura é um conceito abrangente, pois toda produção humana que permite meios de comunicação entre a mesma comunidade é cultura, agora as duas características colocadas vem na estrutura interna do ser humano são inerentes à espécie, a cultura só facultará a sua fixação no tempo, por exemplo através das classes sociais.

Respondido por mariaclaralukascheck
11

Resposta:

Padrão de resposta esperado

O que caracteriza o ser humano é a cultura, suas manifestações e interações. Isto significa que a característica que o distingue dos animais é a forma de comunicação propriamente cultural, que se dá por meio da troca de símbolos e por elaboração das atividades rituais aferentes à estes.

Desta forma, a cultura é compreendida como um conjunto de produções e bens materiais e imateriais pelo homem. Assim, o ser humano é cultural porque há uma comunicação que é cultural. Isto é, ela é produzida pelos homens e entre eles. De tal maneira, a cultura transforma a natureza e seu meio, aperfeiçoa meios de sobrevivência e desenvolve técnicas (como o direito, a arquitetura, a tecnologia, a música, a ciência, a arte, etc), por meio do uso da razão, do trabalho e da lógica.

O desenvolvimento da cultura e do homem como ser cultural se dá em grande parte por meio da interação, das manifestações culturais, da linguagem, do processo de ensino e das tradições, que são passadas entre gerações e grupos, em um determinado contexto social.

Casos de meninos-lobo podem ser explicados justamente por se tratar de uma falta de interação humana, a qual coloca as crianças em um ambiente de limitação cultural, pois estas não tiveram nenhum contato com a linguagem humana, com os símbolos e com outros seres humanos, fazendo com que não tenham acesso ao que é construído pela sociedade humana e, por isso, não se desenvolvam como seres humanos. Podemos concluir, assim, que as interações são fundamentais para a sociedade humana e para o seu desenvolvimento cultural.Não se nasce humano, mas torna-se, a partir do processo de ensino e dos aspectos culturais e sociais acessados.

Explicação:

Perguntas interessantes