História, perguntado por lidisc13, 6 meses atrás

a) O que aconteceu com as instituições republicanas após a instauração do império?

Soluções para a tarefa

Respondido por anna41037
5

Resposta:

Os séculos 2 e 1 a.C. são tidos como o período de crise da República romana. O modelo político centrado na supremacia do Senado, enquanto instrumento de poder da elite patrícia, sofreu uma forte contestação, fruto da ação de diferentes setores da sociedade: uma camada de comerciantes extremamente enriquecidos com a expansão de Roma; a massa de plebeus miseráveis e descontentes; e o enorme contingente de escravos. Além disso, não podem ser descartadas as pretensões políticas dos generais, fortalecidos pela crescente importância do Exército na vida romana.

em meio a essa crise, formou-se uma aliança envolvendo Crasso e Pompeu, dois generais que se fizeram eleger cônsules em 62 a.C. Paralelamente, entretanto, crescia a fama de Caio Júlio, também general, que havia acabado de conquistar a Gália, detentor de um prestígio cada vez mais amplo junto à plebe romana - e, notadamente, junto ao Exército.

Respondido por VivihChallenge
0

As instituições republicanas foram mantidas, mas enfraquecidas e esvaziadas de poder. Os senadores, por exemplo, permaneceram como o grupo social mais importante do império e passaram até a governar algumas províncias; no entanto, o Senado teve seu poder esvaziado, e suas decisões tornaram-se sujeitas à aprovação do imperador.

Perguntas interessantes