História, perguntado por giovannastelmascuk19, 11 meses atrás

a) O mundo se transformou, devido a mudança sociais,
políticas e econômicas ocasionadas pela Revolução Industrial Inglesa. Explique as transformações ocorridas nos processos de produção e crescimento industrial.
b) O que significou a Revolução Industrial para o trabalhador? Como ocorreu a transformação nas relações entre os homens, os donos dos meios de produção e os que vendem a força de trabalho?
c) A Revolução Industrial Inglesa influenciou como as pessoas interagem entre si e com a natureza, bem como, a percepção de tempo. Explique, a partir do texto, como a Revolução Industrial transformou as interações humanas e a percepção de tempo.
d) Aponte as principais consequências, positivas e negativas, decorrentes da Revolução Industrial.

Soluções para a tarefa

Respondido por BL4ZE
1

Resposta:

A - A primeira fase da Revolução Industrial corresponde à sua eclosão no século XVIII (1760 a 1850), limitada à Europa ocidental e tendo a Inglaterra como precursora. Essa primeira fase representa o conjunto de mudanças no setor econômico e no setor social possibilitado pela evolução tecnológica.

Esses avanços contribuíram para a consolidação de uma nova forma de produção, bem como deram início a uma nova realidade industrial, estabelecendo um novo padrão de consumo na sociedade e novas relações de trabalho.

A Primeira Revolução Industrial possui como marco a substituição da manufatura pela maquinofatura, ou seja, a substituição do trabalho humano e a introdução de máquinas capazes de realizar esse trabalho com maior precisão e em menor tempo.

Nesse período, houve a expansão do comércio, e a mecanização possibilitou maior produtividade e, consequentemente, o aumento dos lucros. As indústrias expandiam-se cada vez mais, criando, então, um cenário de progresso jamais visto. As principais invenções do período contribuíram para o melhor escoamento das matérias-primas utilizadas nas indústrias e também favoreceu o deslocamento de consumidores e a distribuição dos bens produzidos.

Os principais avanços tecnológicos conhecidos nessa fase foram:

uso do carvão como fonte de energia para a máquina a vapor;

desenvolvimento da máquina a vapor e criação da locomotiva;

invenção do telégrafo;

aparecimento de indústrias têxteis, como a do algodão;

ampliação da indústria siderúrgica.

B - A Revolução Industrial também gerou grandes transformações no modo de produção de mercadorias. Antes do surgimento da indústria, a produção acontecia pelo modo de produção manufatureiro, isto é, um modo de produção manual que utilizava a capacidade artesanal daquele que produzia. Assim, a manufatura foi substituída pela maquinofatura.

Com a maquinofatura não era mais necessária a utilização de vários trabalhadores especializados para produzir uma mercadoria, pois uma pessoa manuseando as máquinas conseguiria fazer todo o processo sozinha. Com isso, o salário do trabalhador despencou, uma vez que não eram mais necessários funcionários com habilidades manuais.

Isso é evidenciado pela estatística trazida por Eric Hobsbawm que mostra como o salário do trabalhador inglês caiu com o surgimento da indústria. O exemplo levantado foi Bolton, cidade no oeste da Inglaterra. Lá, em 1795, um artesão ganhava 33 shillings, mas em 1815, o valor pago havia caído para 14 shillings e, entre 1829 e 1834, esse salário havia despencado para quase 6 shillings|2|. Percebemos aqui uma queda brusca no salário e esse processo deu-se em toda a Inglaterra.

Além do baixo salário, os trabalhadores eram obrigados a lidar com uma carga de trabalho extenuante. Nas indústrias inglesas do período da Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Os trabalhadores que não aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros.

Não havia nenhum tipo de segurança para os trabalhadores e constantemente acidentes aconteciam. O acidente mais comum era quando os trabalhadores tinham seus dedos presos na máquina e muitos os perdiam. Os trabalhadores que se afastavam por problemas de saúde poderiam ser demitidos e não recebiam seu salário. Só eram pagos os funcionários que trabalhavam efetivamente.

Essa situação degradante fez com que os trabalhadores mobilizassem-se pouco a pouco contra seus patrões. Isso levou à criação das organizações de trabalhadores (mais conhecidas no Brasil como sindicatos) e chamadas na Inglaterra de trade union. Os trabalhadores exigiam melhorias salariais e redução na jornada de trabalho.

C - Nã tenho Cortez Dessa. Mas... Acho que foi por meiosis de comunicações tais como: telégrafo, criação de telefones de ruas funcionado a partir com moedas e etc... OBS: Não sei se essa tå correta.

D - Consequências positivas: 

- Criação de grandes empresas com a utilização em massa de trabalhadores assalariados; 

- Aumento da produção de mercadorias em menos tempo; 

- Avanços nos sistemas de transportes (principalmente ferroviário e marítimo) à vapor;

- Desenvolvimento de novas máquinas e tecnologias voltadas para a produção de bens de consumo; 

- Diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção de mercadorias manufaturadas em máquinas; 

- Surgimento de sindicatos de trabalhadores com objetivos de defender os interesses da classe trabalhadora; 

Consequências negativas: 

- Aumento da poluição do ar com a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas; 

- Crescimento desordenado das cidades, gerando problemas de submoradias; 

- Aumento das doenças e acidentes de trabalhos em função das péssimas condições de trabalho nas fábricas; 

- Uso em grande quantidade de mão-de-obra infantil nas fábricas.

Explicação:

Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/28424418


BL4ZE: Se Quiser Mano as Fontes das outras respostas
giovannastelmascuk19: Não precisa não.
Muito obrigada!!!
BL4ZE: Dnd
Perguntas interessantes