História, perguntado por pabllobrodrigues, 1 ano atrás

a) O mapa mostra uma região onde emergiram algumas civilizações do mundo antigo. Na Mesopotâmia e no Egito surgiram impérios com base econômica na agricultura. Explique a importância do Estado e dos rios no desenvolvimento da agricultura, identificando características em comum dessas duas civilizações. ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
29

Uma característica em comum e MUITO IMPORTANTE entre essas duas civilizações é o MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO onde suas características são a agricultura de regadio (a agricultura desses dois povos era baseada nas enchentes dos seus respectivos rios Nilo, Eufrates e Tigre através dos canais de irrigação), corveia real (onde os camponeses além de terem seus terrenos para cuidarem, tinham que cuidar das terras de seus senhores), propriedade estatal (ou relativa, ou seja, a qualquer momento o estado podia ir na casa de fulano e tomar a propriedade dele) e servidão coletiva ou sociedade hidráulica (a sociedade que produzia os canais de irrigação que serviam para que a água alcançasse regiões distantes dos rios e os diques que serviam para que a água não invadisse suas casas).

Respondido por matheuscarvalho7612
1

Resposta:

Além do fato de que foram importantes para o desenvolvimento das civilizações, os rios poderiam ser  grandes aliados da economia, já que ajudam na agricultura e no transporte comercial. A economia da Mesopotâmia e Egito por exemplo, era proveniente da agricultura originada das margens dos rios, com um o modo de produção asiático, onde existia a presença de um Estado forte e centralizado que controlava o comércio e as redes hidráulicas, com toda produção agrícola e artesanal excedente pertencente ao Estado.

Perguntas interessantes