a) O mapa mostra que existem, no Brasil, áreas expressivas com solos bem desenvolvidos, ou
seja, profundos, com destaque para o latossolo. Apresente uma hipótese associada ao clima
para justificar a presença desses tipos de solos no país.
b) Apresente uma hipótese associada ao clima para justificar a presença de neossolos na região
Nordeste.
c) Onde se encontra a área mais significativa de gleissolos no território brasileiro? Como se
justifica esse fato?
d) Leia a seguinte descrição de um tipo de solo existente no Brasil: "Estende-se por uma faixa
de terras contínuas do norte do Rio Grande do Sul até o sul do Espírito Santo e pode ser
encontrado em diversos outros estados, tais como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Acre e
Bahia. Trata-se de um solo pouco desenvolvido, o que restringe a prática da agricultura".
Identifique o tipo de solo descrito nesse trecho.
e) Quais são os tipos de solos existentes no estado onde você mora? Há algum tipo predomi-
nante? Faça uma pesquisa para descobrir as características desses tipos de solos, em es-
pecial aquelas relacionadas à fertilidade química ou natural dos solos, e de que forma essas
características influenciam na produção agrícola.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Uma formação de hematita, que é causadora da coloração avermelhada dos solos, aparentadas por condições climáticas pretéritas mais secas e quentes. A propícia posterior de climas mais frios e úmidos, instalaria um maior acúmulo de matéria orgânica, cujos componentes iriam de encontro ao solo dissolvendo a hematita por redução e/ou complexação do ferro e , por recristalização posterior, a goethita, responsáve) pela cor amarelada.
b) As características irreversíveis e propícias as itologias fonte para a geração de solos, instintivamente de origem ígnea ou metamórfosica, principalmente os aspectos fisiográficos predominantes no nordeste, constam como as maiores causas da grande ocorrência de solos jovens, pouco evoluídos, sendo os , neossolos o mais recorrente neste estado.
c) Os chamados gleissolos possuem uma camada de solo glei, são solos com pequena profundidade e geralmente escuros.
Os chamados gleissolos possuem uma camada de solo glei, são solos com pequena profundidade e geralmente escuros.No território brasileiro eles são procurados e encontrados em insignificantes quantidades, e são mais rápidas de serem encontrado na região norte do Brasil, principalmente na área amazônica, são essenciais para a economia local, visto que solos escuros carregam grandes quantidades de matéria orgânica.
d) Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.
e) Bom como moro em Minas Gerais, sob o ponto de vista pedológico, Minas Gerais é um território constituído por solos ácidos e pobres quimicamente. O que mais predominam, respectivamente, Latossolos Vermelho - Amarelos, Latossolos Vermelhos, Cambissolos Háplicos e Neossolos Litólicos.
as características do Latossolo- horizonte B com estrutura subangular fraca e consistência muito friável, ausência de cerosidade.
Latossolo- horizonte B com estrutura subangular fraca e consistência muito friável, ausência de cerosidade.Nitossolo- horizonte B com estrutura prismática que se rompe em blocos subangular forte, cerosidade forte e abundante. Argissolo: presença do horizonte B textural abaixo do horizonte A espesso de textura arenosa.
Argissolo: presença do horizonte B textural abaixo do horizonte A espesso de textura arenosa.Neossolo Quartzarênico: ausência do horizonte B textural abaixo do horizonte A de textura arenosa.
Latossolos: apesar da textura semelhante em relação aos Nitossolos, não apresentam a mesma estrutura e microporosidade do horizonte B nítico, além de que a fração argila floculada no horizonte B latossólico confere no seu perfil rápida permeabilidade da água após a chuva ou a irrigação, por isso são solos fortemente drenados ou excessivamente drenados (a água infiltra com velocidade muito rápida). Nos aspectos da paisagem os Nitossolos ocorrem em locais mais declivosos do que os Latossolos, portanto com maior grau de erosão.