História, perguntado por julyavivy, 11 meses atrás

A) O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro afirma que o fato de os Europeus terem se tornado os inimigos dos indígenas impediu a reciprocidade da lógica do ritual do canibalismo, alterando-a. Explique essa afirmação.

B) Diferencie "ritual antropofágico" de "Canibalismo".

C)Theodor de Bry concebeu a ilustração reproduzida sem nunca ter visto o Brasil é conhecido um nativo. Com base nessa imagem,escreva o modo como o artista representou os nativos americanos.

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
87
Olá

letra a) A lógica natural do canibalismo foi alterada pela criação desses laços de inimizade e pelas características do europeu. O canibalismo era praticado em rituais, não tinha fim natural de sobrevivência, era praticado por motivações religiosas e de diversas crenças.
As tribos consumiam a carne humana pois achavam que assim conseguiriam as características boas do morto, coragem, força e etc. Ou seja, eram honrados e beneficiados os mortos e os que comiam sua carne, se os europeus de nada interessavam os nativos com suas qualidades físicas/mentais e não significavam para os nativos nada além de inimigos, os índios não os quereriam honrar, alterando assim a lógica do ritual.

letra b) Canibalismo é o ato de se alimentar de um ser da mesma espécie, gafanhotos alimentando-se de gafanhotos, por exemplo, tem fim natural de sobrevivência. Já o ritual antropofágico se refere somente ao ato de canibalismo entre a espécie humana e o ritual não tem fim natural de sobrevivência, tem fim cultural de crenças.

letra c) Os nativos foram representados de maneira bastante selvagem, pele mais escura, os homens carecas e as mulheres com cabelos curtos. Parecem animais alimentando-se enquanto seguram partes de um corpo humano, são todos muito parecidos.

Boa noite! :)
Respondido por tagliettimariana
0

a) A frase foi dita pelo fato de que a lógica natural do canibalismo era de que os índios fizessem rituais que envolvessem o canibalismo como uma forma de pregar suas crenças e serem realizados por motivações religiosas, dessa maneira, não era uma maneira de sobreviver.

 Assim, quando os índios e os portugueses criaram laços de inimizade isso fez com que o ciclo do canibalismo e a reciprocidade não ocorresse da maneira esperada.  

 A intenção dos índios eram que ao comer a carne do humano eles adquirissem a força, conhecimento, inteligência e coragem deles. E eles não viam os portugueses como alguém bom e sim inimigos.

 Saiba mais em:  https://brainly.com.br/tarefa/3868724

2 -   Podemos afirmar que o ritual antropofágico e o canibalismo são totalmente diferentes pelo fato de que cada um possuí uma motivação e finalidade diferente, podemos afirmar então que:

 O canibalismo é quando há alimentação da mesma espécie, como por exemplo: lagartas se alimentando de lagartas e tem como principal finalidade a sobrevivência.  

 Já o ritual antropofágico tem como principal finalidade a ritualidade, a motivação é por crenças, pela cultura e pelas tradições religiosas, os índios praticavam muito.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/2292092

3 - Os nativos foram representados de uma maneira totalmente selvagem, pelo fato de que eram equiparados a animais da selva brasileira, desse modo, eles retratavam os índios com um pele mais escura, mais "sujos" e menos educados do que os portugueses.

 Eles retratavam os homens sem cabelo, as mulheres de cabelo curto e totalmente sem roupas, totalmente anti-civilitatório.

 E retratavam o ritual antropofágico deles como se fossem animais comendo uma presa, retratando todo aquele rito de crença e cultura indígena.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24036995

Anexos:
Perguntas interessantes