ENEM, perguntado por aishamarjore, 5 meses atrás

A nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), criada no início dos anos 2000, reorganiza a ATER (chamada agora de Nova ATER), criando um sistema nacional descentralizado de ATER pública, composto por entidades estatais e não estatais, cujos critérios e condições são definidos por essa política. Sobre essa questão, analise as questões a seguir: A) A nova ATER avançou no sentido da inclusão de agricultores familiares, comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, ribeirinhos e extrativistas no desenvolvimento do país, contribuindo para garantir a eles o direito de viver em condições sociais dignas, com sustentabilidade, conforme os princípios da agroecologia. B) A nova política de extensão rural ainda encontra muitas dificuldades para ser implementada, embora encontre apoio de governantes em nível municipal, estadual e federal, interessados em ter esses serviços disponíveis aos produtores rurais de sua região. C) A PNATER determina que a ATER pública deve ter como foco o atendimento aos agricultores familiares, embora possa, eventualmente, atender aos grandes produtores. D) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em função de seu posicionamento e sua mobilização política, motivaram a academia a criar o novo conceito de “agricultura familiar”, que influenciou fortemente as políticas públicas instituídas no fim dos anos 1990. E) A descentralização do sistema de ATER propõe que as organizações interessadas em prestar tais serviços se credenciem no Sistema Nacional Descentralizado de Assistência Técnica e Extensão Rural Pública (Sindater), compreendendo: instituições públicas; empresas vinculadas/conveniadas; instituições de ensino e ONGs; casas familiares rurais e escolas de família agrícola; redes e consórcios de diferentes empresas.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaizakarlabraga
2

Resposta:

A, D, E -CORRETAS

Explicação:

A) A nova ATER avançou no sentido da inclusão de agricultores familiares, comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, ribeirinhos e extrativistas no desenvolvimento do país, contribuindo para garantir a eles o direito de viver em condições sociais dignas, com sustentabilidade, conforme os princípios da agroecologia.

D) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em função de seu posicionamento e sua mobilização política, motivaram a academia a criar o novo conceito de “agricultura familiar”, que influenciou fortemente as políticas públicas instituídas no fim dos anos 1990.

E) A descentralização do sistema de ATER propõe que as organizações interessadas em prestar tais serviços se credenciem no Sistema Nacional Descentralizado de Assistência Técnica e Extensão Rural Pública (Sindater), compreendendo: instituições públicas; empresas vinculadas/conveniadas; instituições de ensino e ONGs; casas familiares rurais e escolas de família agrícola; redes e consórcios de diferentes empresas.

Perguntas interessantes