A nova entrada da pobreza indigente será não mais um fenômeno temporário do desemprego ou como resistência ao trabalho dos pobres não moralizados, mas como Criatura da própria sociedade industrial, como resíduo que, produzido por ela, nela não tem lugar. É em Londres que o sistema de fábrica despeja sua escória humana. Mais uma vez questiona-se o pensamento liberal em um dos seus pressupostos básicos, o laissez-faire. Uns pedem ao governo leis severas de controle da superpopulação e medidas no sentido de se exportar o resíduo para as colônias. Segundo o texto: *
1 ponto
a) A produção do "resíduo" pelo sistema de fábrica torna a pobreza algo crônico, o que leva a propostas intervencionistas que colocam em xeque a própria ação do Estado liberal.
b) Soluções para o intervencionismo do Estado absolutista reforçam o Laissez-faire. Uma vez que a miséria produzida pelo sistema fabril é pontual e não gera tensões sociais.
c) O laissez-faire passa a ser questionado porque o sistema industrial produz a miséria, ou seja, não acentua as diferenças sociais e garante ao Estado liberal todas as formas de intervenção.
d) A miséria não é produto do sistema de fábrica e sim do desemprego e da vagabundagem, o que torna as propostas do controle do "resíduo" inviáveis para o Estado liberal.
e) A industrialização produz o vagabundo e o desempregado, mas não a miséria, e, portanto, soluções intervencionistas harmonizam-se com o Estado absolutista e não com o Estado liberal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra:A
A industrialização vai modificar as relações de trabalho, as relações sociais e culturais criando uma nova classe social, o proletariado. Além disso, vai aumentar o processo de concentração de capital na mão da burguesia, consequentemente o aumento da pobreza da nova classe social que nascia pra suprir a necessidade de mão de obra da indústria. O que o trecho explicita é que essa pobreza é algo ligado diretamente, ou seja, intrínseco a esse novo modo de produção. O pedido de intervenção por parte do governo vai contra o ideal do liberalismo de deixar a economia agir por contra própria, sem a interferência do governo.
Explicação:
A industrialização alterou a forma de trabalho e com isso o surgimento da nova classe de trabalho, os proletariados. O texto menciona que enquanto ocorre o pensamento liberal sem intervenção do Estado, o capital concentra-se nas mãos da burguesia enquanto a pobreza predomina como uma espécie de "resíduo" da industrialização. Portanto, a alternativa correta é a letra a.
Consequência da industrialização
A industrialização foi um fenômeno importantes avanços tecnológicos, maquinas e equipamentos que favoreceram o desenvolvimento do setor, além de infraestrutura como a construção de estradas, vias, estrutura para logística, contribuindo para o escoamento de mercadorias.
No entanto, houve consequências importantes, tais como aumento das desigualdades sociais, com concentração de renda nas mãos de grandes empresários, surgimento de doenças, desemprego em virtude da substituição de pessoas por maquinários, crescimento urbano desigual, favelas devido ao processo de urbanização sem planejamento.
Para maiores informações sobre industrialização, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/45411132
Bons estudos!
#SPJ2