a nova divisão internacional do trabalho e as desigualdades sociais
Soluções para a tarefa
É chamado de Divisão Internacional do Trabalho (DIT) um processo de repartição das atividades comerciais entre diversos países do mundo. Ou seja, o processo faz com que a função produtiva não fique restrita a um local somente.
A DIT depende, por exemplo, do fornecimento de matéria prima de um país e de mão de obra de outro. O processo acontece porque a produção em larga escala sempre vai para lugares com condições melhores, como impostos mais baixos e mão de obra mais barata.
O processo teve início ainda no século XV. À época, a relação entre metrópoles e colônias estava mudando. As colônias estavam se especializando na produção de matérias-primas. Esse conhecimento fazia com os países fossem utilizados pelas metrópoles para trabalhar em cima da matéria-prima, já que havia um know-how.
. Com a consolidação do capitalismo, no século XVIII, a relação mudou. Os países desenvolvidos, antes exploradores, já haviam à sua disposição um forte maquinário e tecnologia, graças a Revolução Industrial.