A notícia e a reportagem são textos confiáveis. Ambas se utilizam dados oficiais, como no exemplo lido, de “órgãos do governo e do Acnur”. A notícia, assim como a reportagem, é um texto jornalístico informativo composto por manchete (título). Subtítulo (linha fina). Lead (resumo) com informações que responderão geralmente: o quê? Onde? Quando? Quem? Como? Desenvolve-se ainda pelo corpo do texto e desfecho. A linguagem é formal, clara e objetiva. Usa fonte confiável, na qual se pode crer. A diferença entre a notícia e a reportagem está no fato de que a notícia utiliza mais o discurso indireto e a terceira pessoa do discurso, o que dá um caráter mais impessoal ao texto. Além disso, ela é mais objetiva que a reportagem e informa sobre fatos do dia a dia, sem desenvolver extensas investigações e desdobramentos sobre o assunto. A diferença entre o texto informativo e o texto informativo jornalístico, como a notícia, por exemplo, está no fato de que, o texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto e/ou tema, que tem como objetivo informar uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre um assunto ou tema. Ele normalmente será escrito em prosa (parágrafos). Esse texto tem como objetivo elucidar, esclarecer o leitor sobre um assunto que nem sempre estará ligado a um acontecimento recente, como acontece na notícia. O texto informativo é atemporal, ou seja, não perde o sentido ou envelhece com o tempo. Leia abaixo um exemplo de texto informativo não jornalístico. “Quarentena é um tipo de reclusão aplicado a determinado grupo de pessoas sadias, mas que podem ter sido contaminadas pelo agente causador de alguma doença, a fim de evitar que ela se espalhe. Esse procedimento foi adotado várias vezes na história, porém não se sabe ao certo quando foi praticado pela primeira vez.” Vamos estudar a estrutura e o objetivo do gênero textual Carta do leitor. A carta do leitor é um tipo de carta veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões. Ela apresenta a seguinte estrutura: vocativo; introdução (local e tema); desenvolvimento (argumentos, crítica, perguntas, elogios, reclamações); conclusão (sugestões); veiculada em jornais, revistas impressas; desfecho (Atenciosamente. Grato pela atenção). Quando um veículo de comunicação e informação, como uma revista ou jornal, abre espaço para cartas dos leitores está, portanto, estabelecendo um diálogo com o público ao qual destina suas produções, obtendo deles uma avaliação sobre a qualidade do próprio trabalho.
Texto A Apesar das críticas, em casos de doenças graves e com grande transmissibilidade, a quarentena ainda é adotada. Um exemplo recente é o da cidade chinesa de Wuhan, colocada em uma quarentena a fim de evitar que o SARS-CoV-2 (novo coronavírus) se espalhasse e que se aumentassem os casos da doença COVID-19.
Texto B Quarentena é um tipo de reclusão aplicado a determinado grupo de pessoas sadias, mas que podem ter sido contaminadas pelo agente causador de alguma doença, a fim de evitar que ela espalhe-se. Esse procedimento foi adotado várias vezes na história, porém não se sabe ao certo quando foi praticado pela primeira vez.
1) Por que os textos A e B se configuram como textos informativos e não como notícias? Orientação: releia a notícia e os textos informativos apresentados anteriormente para chegar a uma conclusão e fundamentar sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
B
Explicação:
Respondido por
2
Resposta:
a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor
Explicação:
Perguntas interessantes
Administração,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás