A norma tradicional da língua portuguesa estipula que o verbo "namorar" é transitivo direto, devendo aparecer em enunciados como "Pedro namora Maria". Mas, no dia a dia, é comum o uso da preposição "com" regendo o verbo: "Pedro namora com Maria". A seguir, constam possíveis explicações para essa variação na transitividade do verbo "namorar". A única explicação que não condiz com a regra é:
a) O verbo "namorar" pertence ao mesmo campo semântico de verbos como "noivar" e "casar", os quais são regidos pela preposição "com":
"Eu noivei com Pedro";
"Maria casa com Pedro no mês que vem".
Por analogia com esses dois verbos, muitos falantes tomam como normal a construção "Pedro namora com Maria".
b) Namorado(a) é a pessoa com quem se namora. Similarmente, muitos falantes podem entender que, por envolver a relação amorosa de pessoas, o modo direto do verbo "namorar" pede a preposição "com", assim como ocorre no modo reflexivo ("se namora").
c) Os mesmos processos de variação que ocorrem em "namorar com" também ocorrem em construções como "Pedro enamorou-se de Maria".
d) Um dos sentidos expressos pela preposição "com" é o sentido de "companhia". Como não se namora sozinho, muitos falantes podem entender que a preposição "com" é apropriada na regência de "namorar".
e) Também se usa o verbo "namorar" para expressar "desejo por algo": "Estou namorando aquele abajur há algum tempo". Para diferenciar os dois sentidos do verbo "namorar", muitos falantes adotam a conjunção "com" quando o verbo indica "estar em um relacionamento amoroso".
Soluções para a tarefa
c) Os mesmos processos de variação que ocorrem em "namorar com" também ocorrem em construções como "Pedro enamorou-se de Maria".
RESPOSTA CORRETA
No caso de "Pedro enamorou-se de Maria", não ocorre variação linguística, pois trata-se da forma padrão estipulada pela norma culta.
A alternativa que não condiz com a regra da variação na transitividade do verbo "namorar" é a letra C) Os mesmos processos de variação que ocorrem em "namorar com" também ocorrem em construções como "Pedro enamorou-se de Maria".
Na alternativa C, não é possível observar uma variação linguística, dado que o verbo "namorar" está escrito conforme a norma padrão estipulada pela língua portuguesa, também chamada de norma culta, diferentemente do que acontece com todas as outras alternativas, em que há variações linguísticas.
As variações linguísticas representam as diferenças intrínsecas em uma mesma língua. Essas variações podem ser de diferentes tipos, como: geográfica, histórica, social ou situacional.
Veja mais sobre variação linguística em:
brainly.com.br/tarefa/24750679