Sociologia, perguntado por lorenagbarros, 11 meses atrás

A Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho e Emprego, em seu item 17.1 aponta que seus objetivos são voltados a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Essas condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho. Explique por que houve a necessidade da elaboração do Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora 17 de acordo com o histórico de elaboração da norma.

Soluções para a tarefa

Respondido por wemersonek
2

Resposta: A norma regulamentadora nº 17 surgiu com o objetivo de estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Os trabalhadores conviviam em ambientes que prejudicavam sua integridade física, mental e psicológica, por isto foi necessário estabelecer normas com mais rigorosidade para preservação do colaborador e bom andamento e crescimento da empresa e deste colaborador para que possa se sentir confortável em seu ambiente laboral.

Respondido por JP2016
3

complemento da questão.

De acordo, estabelece a NR-17, o subitem 17.1.2 da norma regulamentadora nº 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho ou AET, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme especifica a norma regulamentadora nº 17. A NR-17 é de grande importância pois uma das maiores doenças de trabalho são desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico que muitos trabalhadores passam, como por exemplo: Trabalhos realizados em pé durante toda a jornada; Esforços repetitivos (LER); Levantamentos de cargas; Monotonia. Além da saúde do trabalhador, o que se deve estar consciente é que o desconforto do trabalho pode gerar também baixa produtividade para as empresas, portanto, no final das contas, o não comprimento desta norma não é vantajoso em nenhuma circunstância.

Perguntas interessantes