A Norma Operacional Básica de 1993 (NOB 93) foi fruto da mobilização de diferentes atores do Movimento Sanitário que lutavam pela descentralização. Esses atores começavam a constituir estrategicamente o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e os Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) no Ministério da Saúde, reivindicando melhores condições para que tivessem de fato autonomia na saúde local aumentavam. Considerando as informações apresentadas sobre a NOB 93, analise as afirmativas a seguir:
I. Foi elaborada pelo trabalho do Grupo Especial de Descentralização (GED) e foi editada pelo Ministro da Saúde;
II. Criou o instrumento convenial para transferência de recursos entre o INAMPS, Estados, Municípios e Distrito Federal;
III. Equiparou prestadores públicos e privados na modalidade de financiamento e o pagamento de ambos é feito pela produção de serviços;
IV. Definiu o gerenciamento do processo de descentralização por meio da Comissão Intergestores Tripartite, Comissão Intergestores Bipartites e Conselhos Municipais.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III, apenas.
b.
I e IV, apenas.
c.
II, III e IV, apenas.
d.
I, II, III e IV.
e.
I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os principais pontos da NOB/SUS 01/91 são:
• Equipara prestadores públicos e privados, no que se refere à modalidade de financiamento que passa a ser, em ambos os casos, por pagamento pela produção de serviços;
• Centraliza a gestão do SUS no nível federal (INAMPS);
• Estabelece o instrumento convenial como forma de transferência de recursos do INAMPS para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
• Considera como “municipalizados” dentro do SUS, os municípios que atendam os requisitos básicos da Lei 8.142 (fundos, conselhos, etc.)
• Muda o sistema de pagamento dos prestadores de serviços com a implantação do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS).
Explicação:
estou a procura da resposta exata, se eu conseguir te passo
Resposta:
I e IV, apenas.
Corrigido pelo AVA