A noção de Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) é geralmente identificada com as políticas econômicas implementadas por governos social-democratas europeus ocidentais e democratas (nos EUA a partir do New Deal), embora algumas formulações teóricas a respeito sejam encontradas antes disso. De um modo geral, objetivavam proporcionar aos cidadãos padrões de vida mínimos, por meio de políticas fiscais, sociais e de redução das desigualdades econômicas. Políticas dessa natureza também têm sido implementadas no Brasil.
1. Assinale a opção correta. *
1 ponto
a) O aumento da expectativa de vida da população gerou um desequilíbrio estrutural nos sistemas de seguridade social – processo denominado de crise fiscal – que levou ao colapso dos Estados de Bem-Estar Social.
b) Após a Revolução de 1930, o governo federal tomou uma série de medidas de caráter social. Estas, entretanto, não podem ser classificadas como componentes de um Estado de Bem-Estar Social porque não beneficiavam a população rural.
c) A adoção de políticas que caracterizam um Estado de Bem-Estar Social foi tardia em relação a países como Estados Unidos e Alemanha porque a natureza agroexportadora da economia brasileira foi empregada como justificativa ideológica para a suposta impossibilidade de implantação de um Estado de Bem-Estar Social no País.
d) A seguridade social pública, uma das características essenciais dos Estados de Bem-Estar Social, foi ampliada gradualmente no Brasil ao longo do século XX.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A e D
Explicação:
Confia na mãe que é sucesso!
Sobre o tema Welfare State ou Estado de Bem-Estar Social, a alternativa correta é: A) O aumento da expectativa de vida da população gerou um desequilíbrio estrutural nos sistemas de seguridade social – processo denominado de crise fiscal – que levou ao colapso dos Estados de Bem-Estar Social.
Isso ocorre porque os programas da Seguridade Social contribuíram ativamente para a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Atualmente, esses programas são representados por: Saúde, Previdência Social e Assistência Social para os mais necessitados.
Nesse sentido, muitos países têm passado por crises fiscais que são causadas por conta da continuidade dos programas da Seguridade Social. Dessa forma, a qualidade de vida tem aumentado cada vez mais e, consequentemente, é um fator social que contribui para o desequilíbrio das contas do Estado.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/7772128
Mantenha-se firme na busca pelos seus objetivos!