A noção de gênero e a retextualização: implicações pedagógicas
Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
(1) As Teorias de Gênero de textos/do discurso têm sustentado amplas discussões voltadas para o ensino da língua e isso se deve, pelo menos em parte, aos novos referenciais curriculares nacionais de ensino de línguas - PCN de Língua Portuguesa - que fazem indicação explícitas dos gêneros como objeto de ensino das práticas de leitura, escuta, produção de textos orais e escritos. Os critérios de avaliação de livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) ressaltam a importância da diversidade de gêneros textuais nas propostas de atividades de compreensão e produção de textos, tanto escritos quanto orais. Observando essa orientação, os livros didáticos têm apresentado coletâneas que incluem textos de gêneros diversificados.
(2) Pode-se considerar, então, que os gêneros textuais são um termo de referência intermediário para a aprendizagem da língua. No dizer de Scheneuwly & Dolz (2004), uma ―mega-ferramenta‖ que fornece um suporte para a atividade nas diversas situações de comunicação e uma referência para os aprendizes, motivo pelo qual devem ser utilizados como meio de articulação entre as práticas sociais e o ensino da produção e compreensão de textos orais e escritos.
(3) Neste trabalho, procuro, então, fazer uma reflexão sobre a noção de gênero que subjaz às propostas de produção de textos realizadas a partir de atividades de retextualização em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.
(4) Observa-se que a atividade de retextualização está presente nos debates sobre o ensino de língua materna. Nos livros didáticos, em planos de ensino em geral, esse tipo de atividade, ainda que o termo retextualização não seja empregado, tem sido adotado como prática para o ensino de produção de textos orais e escritos.
(5) A hipótese que orienta este estudo é que tais atividades são geralmente propostas, sem que se leve em conta o funcionamento do(s) gênero(s) textual(is) em foco. Partindo do pressuposto de que retextualizar é produzir um novo texto a partir de um ou mais textos- base, como postula Matêncio (2002), entendo que ter clareza das condições de funcionamento do novo texto é de grande relevância, pois permitirá ao retextualizador planejar sua escrita, em função do propósito discursivo, do interlocutor e do circuito comunicativo previsto para o texto. Significa, no dizer de Bazerman (2005), que as produções partem de um propósito comunicativo, o que exigirá do produtor o domínio de um conjunto de competências e habilidades que incluem, desde o conhecimento do gênero mais adequado à situação comunicativa, às escolhas linguísticas e discursivas implicadas na produção do gênero em questão. Conforme explicita Dell´Isola (2009), não só a língua varia no tempo, no espaço, em diferentes classes socioculturais, mas também os modos de uso da língua variam de acordo com os gêneros textuais e, portanto, o ensino do português não pode desconsiderar todos esses aspectos.
Disponível em http://www.nigufpe.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Generos-textuais-o-que-ha-por-tras-do-espelho.pdf
Considere as seguintes afirmações sobre a organização da introdução do texto acima citado.
I. Nos parágrafos (1) e (2), a autora apresenta o tema e contextualiza.
II. No parágrafo (1), a autora apresenta o tema e no (2) justifica a escolha deste.
III. No parágrafo (3), a autora apresenta o objetivo.
IV. Nos parágrafos (4) e (5), autora apresenta o problema e a hipótese.
V. No parágrafo (4), a autora apresenta a metodologia e no (5) o referencial teórico.
Está correto o que se afirma somente em:
Escolha uma:
a. I, III e V.
b. II, III e V.
c. I, III e IV.
d. I, III e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Olá
A afirmativa I é CORRETA pois no primeiro e no segundo parágrafos a autora introduz o tema de maneira a apresentar, falando mais sobre ele, e o contextualizando no meio linguístico.
A afirmativa II é INCORRETA.
A afirmativa III é CORRETA pois no terceiro parágrafo a autora explicita o objetivo dela ao trabalhar com o tema escolhido, explicando como pretende abordá-lo durante o texto.
A afirmativa IV é CORRETA pois no quarto e no quinto parágrafos a autora do trabalho elucida o problema presente no tema escolhido, e depois a hipótese que sustenta seus pensamentos.
A afirmativa V é INCORRETA.
Temos então como resposta correta a letra C, afirmativas I, III e IV são corretas.
Bom dia! :)
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás