A noção de direitos humanos está para além de qualquer aspecto ideológico político, quando invocamos ou trazemos à tona a menção ou problematização do direitos humanos, estamos nos referindo aos contexto afirmativo sobre a mínima condição de tratamento e leis que resguardem o sujeito ou grupo de forma humana, tal como você teve ter compreendido com a exposição desta temática.
Com base nisso, assinale abaixo como podemos definir o conceito valorativo (axiológico) que fundamenta toda a dos direitos humanos?
A
Trata-se do conceito de autarquia – do governo de si.
B
Trata-se do conceito de lei – legislatura de um grupo.
C
Trata-se do conceito de autonomia – dar uma lei a si mesmo.
D
Trata-se do conceito da democracia – governo do povo.
E Trata-se do conceito da dignidade – valor que corresponde a seres irracionais.
Soluções para a tarefa
A alternativa B) é a correta.
O conceito de direitos humanos vem da lei natural, que é uma legislatura de grupo.
Bom, os direitos humanos que no Brasil são chamados de direitos fundamentais que estão previstos na constituição federal de 1988, pertencem a todas as pessoas, ou seja, todos tem o mesmo estatuto em relação a esses direitos.
Os direitos humanos são inalienáveis por que eles são de todos e por tanto não podem ser tirados de uma pessoa e dado para outra bem como também não podem ser vendidos, nem cedidos de forma voluntários a outros, com base no que está escrito na constituição que todos são iguais perante a lei.
Resposta:
Letra E. Trata-se do conceito da dignidade – valor que corresponde a seres irracionais.
Explicação:
Não pode ser a opção “a” pois este é um termo político, sem mencionar que em nenhum momento de nossos estudos o citamos. Também não podemos definir por meio da afirmação de “b”, pois a lei é a última instância de um determinado grupo que busca garantir a execução dos direitos humanos, então ela é posterior e não fundamenta os direitos humanos, mas sim procura garantir sua efetivação no mundo depois de terem sido instalados. A opção “c” se verifica incapaz de definir corretamente, uma vez que não se tem a extensão da regra a todos os seres humanos, por autonomia o centro das ações é o sujeito e não os humanos de forma geral. Em se tratando de “d” o problema é que o tema direitoshumanos não deveria estar atrelado a propaganda polícia. Portanto, a única alternativa que define corretamente é a letra “e”, sendo que ao adotar a dignidade como conceito basilar dos direitos humanos faz necessário termos em mente seu valor axiomático ou valorativo.