Psicologia, perguntado por thaislepinski, 10 meses atrás

A noção de autismo como um espectro implica entender que suas características podem se manifestar de formas extremamente variadas em cada sujeito. Assim, uma determinada criança pode apresentar sérias dificuldades na área sociocomunicativa, como a ausência de linguagem e resistência à aproximação de outras crianças, ao mesmo tempo em que podem não estar presentes estereotipias motoras, sendo o comportamento mais adaptativo e flexível a mudanças. Porém, outra criança com o mesmo diagnóstico pode apresentar uma linguagem verbal desenvolvida, que facilite a comunicação, concomitante ao uso de expressões faciais adequadas ao contexto, porém acompanhadas por comportamentos extremamente rígidos, com reações negativas às mudanças no ambiente (SCHMIDT, 2017). SCHMIDT, Carlo.Transtorno do espectro autista: onde estamos e para onde vamos. Psicologia em estudo, 22(2), 221-230. Maringá, PR, abr-jun. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n1p222-235. Acesso em: 01 fev. 2018. Considerando as especificidades do transtorno do espectro do autismo, analise as afirmativas sobre a inclusão no ensino regular desses alunos: I. A criança autista precisa que lhe ensinem habilidades que outras crianças aprendem sozinhas, observando ou imitando, como por exemplo: vestir-se e ou alimentar-se. II. A criança autista compreende o que os outros esperam dele, mas não consegue responder devido ao déficit linguístico e intelectual. III. O professor deve desenvolver sua prática em colaboração com a família e com demais profissionais que atendem o aluno fora da escola. IV. O professor pode perceber que, no meio de uma atividade, o aluno autista apresenta movimentos repetitivos e nesses casos, ele deve intervir pois atrapalha a aula. É verdadeiro o que se afirma em: Alternativas: a) I, II, III e IV. b) I, II e IV. c) I e III. d) II e IV. e) II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
45
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que as únicas assertivas incorretas são II e a IV. Isto porque:


II- A criança não compreende o que as demais pessoas esperam dela, por isso torna a assertiva incorreta. Não tem como a mesma compreender e internalizar o que as outras pessoas querem.


IV- Está completamente incorreta, uma vez que, o papel do professor não é intimidar o aluno autista somente porque o mesmo está fazendo movimentos repetitivos em sala de aula.


O docente deve entender e compreender este aluno, jamais realizar essas práticas, que estão incorretas com a postura que um profissional deve ter.


Sendo assim, conseguimos entender que a alternativa correta é a letra C.


Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes