A nobreza: a nobreza era formada por reis, condes, marqueses, duques e barões, que se dedicavam principalmente à guerra e à defesa de seus territórios. Os nobres formavam o grupo ais poderoso da sociedade feudal. Possulam a maioria dos feudos e ofereciam proteção aos camponeses que moravam e trabalhavam em seus dominios. Em troca, exigiam fidelidade e uma série de obrigações dos camponeses, como o pagamento de tributos e a apresentação de serviços.
O clero: o clero era formado por religiosos da Igreja Católica, como bispos, cardeais, padres e monges. Esse grupo era dividido
em dois: o alto clero e o baixo clero. A maioria dos religiosos do alto clero tinha origem nobre. Esses religiosos possuíam muitas terras e, como em geral eram os únicos letrados, cuidavam da administração dos reinos e dos feudos.
Os camponeses: o grupo dos camponeses era formado pelos servos da gleba (porção de terras do feudo destinado à plantação de produtos agrícolas). Eles podiam usar algumas terras do feudo e, em troca, deviam trabalhar para o senhor e permanecer nesse feudo, assim como seus filhos e netos, por toda a vida. Além dos servos, o grupo dos camponeses era composto pelos vilões. Os vilões eram descendentes de antigos romanos, proprietários de pequenos lotes de terra, que tiveram que ceder essas terras a senhores feudais em troca de proteção. Por causa de sua origem, os vilões eram camponeses livres, e não estavam presos à terra. Porém, tanto os servos como os vilões deviam obrigações ao senhor feudal.
A "criação" das três ordens
A divisão da sociedade feudal em três ordens era justificada por um modelo ideológico criado pelos pensadores da igreja. De acordo com esse modelo, desde que o mundo foi criado por Deus, foram distribuidas tarefas diferentes para cada grupo humano: os nobres (bellatorres) deviam lutar para proteger o povo: os membros do clero (aratores) deviam orar pela salvação de todos e os camponeses (labaratores) deviam trabalhar para sustentar a todos. De acordo com a Igreja Católica da época essas três ordens eram dependentes entre si, o que contribuía para o bom funcionamento da sociedade.
Historiadores contemporáneos, no entanto, defendem que essa visão legitimava a desigualdade social entre as ordens, já que as diferentes condições socials eram entendidas como uma vontade divina. Além disso, contribula para justificar a posição de domínio da igreja, colocando-a acima do restante da sociedade.
Suseranos e vassalos
A sociedade feudal era dominada por grandes proprietários de terras que detinham poderes económicos e políticos. Esses proprietários estabeleciam laços de suserania e de vassalagem. O vassalo era um nobre que se vinculava a outro nobre mais poderoso, esperando receber proteção e terras. O suserano, doador de beneficios, contava com a fidelidade e a prestação de algumas obrigações por parte de seu vassalo, principalmente ajudar militar em tempo de guerra.
Atividade: Explique como a sociedade feudal era dividida e como a criação das três ordens favoreceu para isso.
respondam pfvvv e para amanhã
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
dsclp por isso, criei essa conta agr só tô completando aql barrinha chata
KitxlzeraaFPS:
ta
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás