Português, perguntado por victoria09lima, 10 meses atrás

a) No último quadrinho da tira, o que significa “a língua da gente” na visão da personagem e o que o termo “living” tem a ver com essa língua?

b) As visões da personagem Mafalda e do ex-deputado federal Aldo Rebelo são parecidas, complementares ou conflitantes? Justifique.

c) Com relação à visão do ex-deputado sobre o uso dos estrangeirismos, pesquise e escreva com suas palavras o que pensaram os linguistas quando da apresentação do projeto citado acima à Câmara dos Deputados.



Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o mínimo 30 e o máximo de 40 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
108

a) O significado de “a língua da gente” na visão da personagem é o seu idioma nativo, o termo “living” não possui relação com o significado da expressão.

b) As visões da personagem Mafalda e do ex-deputado federal Aldo Rebelo são semelhantes, pois ambos possuem conhecimento a respeito dos termos estrangeiros na literatura e dia-a-dia brasileiro.

c) Os linguistas quando da apresentação do projeto citado acima à Câmara dos Deputados pensaram que o uso abusivo de termos estrangeiros iria ferir o patrimônio cultural brasileiro.

Bons estudos!


larissacapassos79: dia a dia não tem mais hífen
Respondido por thiiagomoura
0

a) Na visão da personagem Mafalda, "a língua da gente" significa dizer no idioma nativo, e a palavra "living" é uma palavra derivada da língua estrangeira (inglesa), que significa sala de estar.

Sendo assim, vejamos o porquê de ser importante estudar os termos derivados do estrangeiro em português:

  • Muito embora a língua portuguesa tenha origens europeias e latinas, há palavras provenientes de diversos idiomas como inglês, francês, espanhol e muitas outras usadas na língua portuguesa;
  • Em geral, essas palavras são adicionadas pelo uso natural da língua e não necessitam ser ensinadas.

Saiba mais sobre os estrangeirismos em: https://brainly.com.br/tarefa/24848927

b) As visões da personagem Mafalda e do ex-deputado federal Aldo Rebelo são parecidas, pois, ambos não concordam com a utilização de estrangeirismos.

Vejamos quais são as dificuldades de utilizar palavras estrangeiras em português:

  • O idioma português possui regras de pronúncia e gramática diferentes do inglês, o que dificulta a pronúncia e compreensão da língua portuguesa por estrangeiros;
  • O tamanho do vocabulário também pode ser um problema, pois seria demais para uma pessoa aprender todas as palavras usadas por outra cultura e sociedade.

Saiba mais sobre as dificuldades da utilização do estrangeirismo em: https://brainly.com.br/tarefa/13658036

c) Os linguistas acreditam que o uso excessivo dos estrangeirismos, viola o patrimônio cultural brasileiro.

Vejamos mais sobre a opinião dos linguistas no uso nos estrangeirismos:

  • Muitas palavras estrangeiras, ou usá-las em certos lugares, não é bom para a alfabetização na língua nativa. O argumento é que isso fará com que a linguagem seja menos diversa e use menos símbolos;
  • A questão é quais palavras devem ser usadas. Existem algumas palavras que são comumente usadas em inglês e talvez não devam ser substituídas por uma palavra nativa porque têm um significado ou conotação diferente quando traduzidas para o inglês. Por exemplo, a palavra "gazela" significa "veado pequeno" em árabe, enquanto significa "animal rápido" em urdu.

Saiba mais sobre o significado do estrangeirismo em: https://brainly.com.br/tarefa/8493986

d) O texto deve ser construído informando a opinião acerca do uso dos estrangeirismos na língua portuguesa.

Vejamos o motivo de haver tantas palavras estrangeiras na língua portuguesa:

  • O português é uma língua com muitas palavras estrangeiras. O uso de palavras estrangeiras originou-se do fato de essas palavras terem sido trazidas pelos portugueses quando conquistaram a Índia no século XVI.
  • Além disso, a língua portuguesa foi influenciada por muitas outras línguas durante o período colonial;
  • Sendo assim, existem mais de 1000 palavras foram emprestadas do latim e do francês durante esse processo.

 

Saiba mais sobre o uso do estrangeirismo em: https://brainly.com.br/tarefa/42559011

Anexos:
Perguntas interessantes