a) No poema, Adamastor é o místico gigante com quem Vasco da Gama e sua esquadra se deparam no percurso da viagem às Índias. Em termos geográficos, o que é esse gigante? Onde ele se situa?
b) Historicamente, que nomes ele recebeu?
c) Ele se manteve, por muito tempo, desconhecido pelos europeus, mesmo pelos mais célebres geógrafos e naturalistas greco-latinos. Identifique no texto uma passagem que confirme tal afirmação.
Soluções para a tarefa
A) O gigante Adamastor representa o medo que os portugueses possuíam de navegar mares desconhecidos. No sentido geográfico, ele representa um "bloqueio" ao Oceano Índico, chamado de "o mar tenebroso", que era as fortes tempestades e instabilidades climáticas da região.
Mais especificamente falando, o gigante Adamastor habitaria o Cabo da Boa Esperança, representado pelas tempestades que "atacaram" Vasco da Gama. Essa posição geográfica dá acesso ao Oceano índico.
B) Recebeu o nome de Adamastor na mitologia greco-romana, também foi chamado de Mostrengo por Fernando pessoa e O gigante do Cabo das Tormentas.
C) Nessa questão você terá de retirar do texto que não foi postado na pergunta, mas podemos afirmar que o Cabo da Boa Esperança, também chamado de Cabo das Tormentas, foi esquecido devido aos exploradores greco-romanos não terem interesses comerciais em rumar ao sul, visto que os romanos ocuparam apenas o norte da África.
Devido à tecnologia marítima e as dificuldades geográficas e climáticas que o território africano possui, apenas a faixa norte (Líbia, Egito, etc) era de interesse.
Espero ter ajudado!
a) O gigante Adamastor, na verdade, é um cabo (uma ponta do continente que avança para o mar), que se localiza no extremo sul da África.
b) Os nomes recebidos por esse "gigante" foram: cabo das Tormentas e cabo da Boa Esperança.
c) O trecho que comprova o desconhecimento dos europeus quanto à existência desse cabo é:
"Eu sou aquele oculto e grande Cabo [...] Que nunca a Ptolomeu, Pompónio, Estrabo, / Plínio, e quantos passaram, fui notório. / Aqui toda a Africana costa acabo / Neste meu nunca visto Promontório."
Os lusíadas
Nessa passagem desse poema épico de Camões, fala-se sobre o cabo que fica no extremo sul do continente africano, por onde os navegadores portugueses tinham que passar para chegar até as índias.
Esse cabo foi chamado, inicialmente, cabo das Tormentas por Bartolomeu Dias devido à dificuldade que era passar por ali (havia ondas violentas e tempestades). Depois, foi renomeado para cabo da Boa Esperança pelo rei D. João II.
Mais sobre Os lusíadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/23895574
#SPJ3