“A neurociência é muito importante para a educação, considerando as questões levantadas pelos educadores no sentido de propor um trabalho pedagógico que contribua para a aprendizagem dos estudantes. Na concepção de Luria (1903-1978), o cérebro é um sistema biológico que está em constante interação com o meio, ou seja, as funções mentais superiores são desenvolvidas durante a evolução da espécie, da história social, e do desenvolvimento de cada indivíduo” (SOUSA; ALVES, 2017, p. 320). Por fim, observa-se que o cérebro possui uma capacidade de plasticidade espetacular, isto é, “o cérebro humano pode revitalizar-se (neuroplasticidade) e apresenta outras possibilidades para trabalhar o processo de ensino e aprendizagem. Já que o cérebro é dinâmico, tem a capacidade de mudar em resposta aos desafios da sociedade moderna. Essa visão permite mudanças nas ações dos educadores, compreendendo que nada é determinante, podendo-se obter resultados cada vez melhores a partir de novas práticas pedagógicas” SOUSA; ALVES, 2017, p. 322). SOUSA, A. M. O. P.; ALVES, R. R. N. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem, Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 105, p. 320-331, 2017. Acesso em: 20 nov. 2019.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I - Luria (1978) defende que o cérebro humano é dinâmico e tem a capacidade de mudar suas respostas diante dos desafios da sociedade moderna. Essa visão permite mudanças nas ações dos educadores, compreendendo que nada é determinante, podendo-se obter resultados cada vez melhores a partir de novas práticas pedagógicas.
II - Considerando a plasticidade do cérebro humano, parece ser necessário que os professores mudem as ações pedagógicas, uma vez que nada é determinante e pode-se obter resultados cada vez melhores a partir de novas práticas pedagógicas.
III - A intervenção pedagógica se faz necessária para o desenvolvimento do sujeito, já que conduzir uma sala de aula requer competências básicas que não podem ser desconsideradas, por exemplo: saber, saber fazer, e, sobretudo, saber ser.
IV - As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento da criança são herdadas geneticamente. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal dessa criança não influenciarão em nenhum momento sua forma de pensar.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação:
A afirmativa IV está completamente errada, de acordo com o próprio artigo de Sousa e Alves, que na verdade afirma: "As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo são resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal dessa criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar"
Em relação a neurociência é essencial que os professores compreendam a importância das pesquisas voltadas para essa área e que possuem ligação direta com a aprendizagem. As alternativas corretas que abarcam a questão entre neurociência e educação é a I, II, III, letra D. A questão IV não está correta, pois as habilidades cognitivas são modificadas diariamente, não é algo genéticos que não se modifica.
Entendendo a plasticidade cerebral
Os estudos do cérebro humano vem avançando e novas descobertas vem ganhando espaço e também oportunizando os educadores a entenderem o processo de aprendizagem.
Quando se fala em plasticidade cerebral está se falando a respeito da modificação que ocorre nas sinapses neuronais. Os neurônios são células que transmitem os impulsos e conforme forem motivados novas conexões irão ocorrer e mais rápido esses impulsos podem transmitir a informação.
Muitos de nós a medida que crescemos vamos perdendo neurônios, sendo que na adolescência eles se fortalecem, mas a medida que o tempo passa o caminho natural é a perda que pode ser acelerada através de diversos fatores, como o uso de álcool, cigarro, falta de exercício físico, falta de estimulação mental.
O mais interessante é que as mudanças de atitude podem fazer regeneração desses neurônios perdidos. Esse processo de mudanças nas conexões cerebrais se chama plasticidade neural.
Como podemos ajudar na plasticidade neural?
Algumas atitudes são essenciais para auxiliar nesse processo de regeneração, como:
- ler;
- fazer palavras cruzadas;
- aprender um novo idioma;
- fazer exercícios físicos;
- alimentar-se de modo saudável;
- resolver desafios.
Quer saber mais sobre a plasticidade neural? https://brainly.com.br/tarefa/40429092