A negligência, a imperícia e a imprudência são formas de manifestação das condutas culposas, ou seja, daquelas ações ou omissões que não são praticadas intencionalmente (com o fim de causar dano) pelas pessoas. Tenha em mente que, nesses casos de culpa, a pessoa descumprirá um dever geral de cuidado ou de cautela, que é imposto genericamente pelo artigo 186, do Código Civil de 2002 (GONÇALVES, 2017, p. 327). Tomando como referência as formas de manifestação das condutas culposas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) O motorista de veículo que, em alta velocidade, busca aproveitar o “final” do sinal amarelo do semáforo e acaba causando um acidente com outro veículo age de maneira imprudente. ( ) Quando o motorista, mesmo sabendo que os freios do carro estão falhando, deixa de realizar a manutenção, e disso resulta um atropelamento, estamos diante da negligência. ( ) Sobre imprudência, imagine uma situação em que um médico, durante um procedimento cirúrgico, executa seu trabalho de maneira imprecisa, sem adotar a precisão técnica necessária. ( ) Quando o motorista, mesmo sabendo que os freios do carro estão falhando, deixa de realizar a manutenção, e disso resulta um atropelamento, estamos diante da imperícia. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma: a. V – F – V – F. b. V – V – V – F. c. V – F – V – V. d. V – V – F – F. e. F – F – V – V.
Soluções para a tarefa
Resposta: CORRETA : V – V – F – F.
CORRIGIDA PELO AVA
A alternativa que apresenta a sequência correta: é a letra: D: V - V - F - F.
( V ) O motorista de veículo que, em alta velocidade, busca aproveitar o “final” do sinal amarelo do semáforo e acaba causando um acidente com outro veículo age de maneira imprudente.
VERDADEIRA, pois a imprudência é exatamente: fazer o que não deveria ter feito.
( V ) Quando o motorista, mesmo sabendo que os freios do carro estão falhando, deixa de realizar a manutenção, e disso resulta um atropelamento, estamos diante da negligência.
VERDADEIRA, pois a negligência é exatamente não fazer o que deveria fazer.
( F ) Sobre imprudência, imagine uma situação em que um médico, durante um procedimento cirúrgico, executa seu trabalho de maneira imprecisa, sem adotar a precisão técnica necessária.
FALSA, neste caso, trata-se de culpa na modalidade IMPERÍCIA e não imprudência, pois ele está realizando atos relacionados à sua profissão.
( F ) Quando o motorista, mesmo sabendo que os freios do carro estão falhando, deixa de realizar a manutenção, e disso resulta um atropelamento, estamos diante da imperícia.
FALSA, estamos diante de NEGLIGÊNCIA, uma vez que ele não fez o que deveria ter feito. A imperícia está ligada a atos relacionados à profissão.
A alternativa que apresenta a sequência correta: é a letra: D.
a. V – F – V – F.
b. V – V – V – F.
c. V – F – V – V.
d. V – V – F – F.
e. F – F – V – V.