"A negação do próprio conceito do cultural se prepara. Os seus constituintes: conceitos como autonomia, espontaneidade, critica, são cassados. A autonomia: porque o sujeito, ao invés
de decidir-se conscientemente, deve e quer adaptar-se ao pré-ordenado; porque o espirito, que, segundo o conceito tradicional de cultura, deveria dar-se a sua própria lei, experimenta,
a todo instante, sua impotència perante as exigências avassaladoras do mero Ser. A espontaneidade retrai-se: porque o planejamento do todo é pré-ordenado em relação ao sentimento
individual, pré-determina este, o reduz à aparência e não tolera mais aquele jogo de forças do qual se espera o todo livre. A critica, por fim, extingue-se, porque, nesse decurso, que cada
vez mais entrega-se ao modelo do cultural, o espirito critico transtorna como areia dentro da máquina. Ele aparece como antiquado, como armchair thinking, irresponsável e
imprestável".
LIMA, B.C. & SANTOS, E.C. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a Cultura. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 30, n. 3, 2018.
Sobre a indústria cultural, considere as seguintes afirmações:
1-A indústria cultural e a cultura de massa caracterizam-se por criar necessidades artificials.
Il-Segundo Adorno e Horkheimer, o desenvolvimento da técnica e da ciência trouxe acréscimos para a felicidade e a liberdade humanas.
III-A indústria que se propunha a vender cultura, produziria uma cultura de péssima qualidade, que, além do ganho financeiro próprio, manteria a população sob o jugo dos interesses
das classes dominantes.
IV-Adorno desenvolveu uma critica fundamental à indústria cultural procurando mostrar como o sistema econômico lucra ao transformar arte em mercadoria; e como o sistema politico
faz da arte uma ferramenta para manter a população alienada.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
b
Explicação:
Resposta:
a) I, III e IV, apenas
Resposta:
a) I , III e IV, apenas
Explicação:
I (Verdade) A indústria cultural e a cultura de massa caracterizam-se por criar necessidades artificiais
II (Falso) segundo Adorno e Horkheimer o desenvolvimento da técnica e da ciência trouxe acréscimos para a felicidade e a liberdade humana
III (Verdade) A indústria que se propunha a vender cultura produzia uma cultura de péssima qualidade que além do ganho financeiro próprio manteria a população sobre o jogo dos interesses das classes dominantes
IV (Verdade) Adorno desenvolveu uma crítica fundamental a indústria cultural procurando mostrar como o sistema econômico lucra ao transformar arte em mercadoria e como o sistema político faz da arte uma ferramenta para manter a população alienada