A necrose corresponde a um processo resultante da autólise, acometendo uma área específica decorrente da morte tecidual. Tal fenômeno está associado ainda à digestão enzimática, com extravasamento de células mortas, podendo estar associado à exacerbação da resposta imune. Com base nas características dos diferentes tipos de necrose, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta: Apenas I e II
Explicação: A necrose de coagulação resulta do desenvolvimento de lesões irreversíveis. Normalmente ocasionadas por isquemia, decorrente da abrupta interrupção do fluxo sanguíneo.
A necrose de liquefação resulta do desenvolvimento de lesões isquêmicas, infecções bacterianas ou fúngicas, as quais potencializam a secreção e a liberação de enzimas hidrolíticas.
Pag. 96 livro de Patologia Geral Unicesumar
A necrose fibrinoide decorre da ampla deposição de material semelhante à fibrina, estando intimamente associada ao desenvolvimento de doenças autoimunes ou parasitárias que envolvam a formação e deposição de imunocomplexos no endotélio dos vasos, provocando “vasculite” ou úlcera péptica resultante da erosão em uma parte da mucosa gástrica.
A necrose caseosa está intimamente associada à tuberculose, ocasionada pela infecção pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. Morfologicamente, este tipo de necrose evidencia a combinação de dois outros tipos: coagulação e liquefação, ocorre com grande frequência no baço e pulmão. O termo “caseosa” está relacionado com o seu aspecto estrutural que se assemelha ao “queijo amarelado, granular, macio e seco’’
Resposta:
ALTERNATIVA I e II
Explicação: