A necessidade da educação financeira no Brasil, me ajudem nessa redação pfvrrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
A educação financeira é crucial para qualquer pessoa ter uma relação melhor com o dinheiro e as finanças. Afinal, o universo financeiro está em muitos aspectos da vida, por isso é muito importante que todos tenham conhecimento suficiente para aproveitar aquilo que o dinheiro tem de melhor a oferecer.
Mas, quando pensamos em educação financeira no Brasil, o cenário não é dos mais favoráveis. Como mostra pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em uma escala de 1 a 10, a nota média que o brasileiro atribui para o seu próprio nível de educação financeira é de apenas 6,3.
Não à toa, a mesma pesquisa mostra que 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento. Além disso, dados de outro estudo, desta vez da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), apontam que o percentual de brasileiros com dívidas atingiu 66,5% em janeiro de 2021.
Vamos entender um pouco mais sobre o que é e para que a educação financeira serve, além de conhecer alguns conceitos básicos que mostram como ela pode ser aprendida em qualquer fase da vida. Vamos lá?
Explicação:
A educação financeira é o aprendizado de habilidades e práticas na relação das pessoas com dinheiro e finanças. Também podemos dizer que é “o processo pelo qual consumidores/investidores financeiros aprimoram sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros”.
Essa é a definição da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para educação financeira, presente no documento "Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira”.
O fato de você estar aqui já é um bom começo em um processo de educação financeira, pois, como afirma a OCDE, ela acontece “por meio de informação, instrução e/ou aconselhamento objetivo”, com a finalidade de permitir às pessoas se tornarem “mais conscientes de riscos e oportunidades financeiras”.
Entender mais sobre as relações das pessoas com o dinheiro, conhecer termos e processos financeiros, saber mais sobre juros e taxas, compreender o funcionamento de empréstimos, financiamentos e de sistemas de crédito, tudo isso faz parte da educação financeira.
Para que a educação financeira serve?Podemos fazer uma longa lista de razões que explicam para que serve a educação financeira, mas vamos resumir nos tópicos abaixo. Aprender sobre finanças:
Traz mais conhecimento sobre o seu próprio dinheiro;
Aumenta a segurança e confiança nas tomadas de decisão;
Melhora as chances de ascensão social e melhora de qualidade de vida;
Permite a realização de sonhos e objetivos;
Diminui a ansiedade e estresse em relação às finanças pessoais;
Reduz conflitos por causa de dinheiro;
Quebra o tabu em relação a ganhos e despesas.
A OCDE também explica que a educação financeira serve para ajudar pessoas a fazer “escolhas informadas, a saber onde buscar ajuda, e a tomar outras medidas efetivas para melhorar seu bem-estar financeiro”.
Para a organização, aprender mais sobre finanças sempre foi importante para ajudar consumidores a orçar e administrar suas receitas, poupar e investir de forma eficiente e evitar golpes. Por fim, a educação financeira “deve ser tida como ferramenta para promover crescimento econômico, confiança e estabilidade”, de forma complementar à atuação do governo.
A educação financeira é tão importante que “as pessoas devem ser educadas sobre questões financeiras o mais cedo possível”, finaliza a OCDE. Isso mostra que a educação financeira serve para muitas coisas,