) A nave do Aula Paraná pousou em Marte e fez uma descoberta: sim, existe vida no planeta vermelho! Uma espécie extraterrestre foi encontrada em solo marciano e recebeu o nome de Aula paranaensis, mas popularmente passou a ser chamada de “Bichinho”, devido ao seu conjunto de fenótipos que lembram características animais. Estudos genéticos realizados na espécie demonstraram que: A partir das informações acima, marque a alternativa CORRETA: * 1 ponto a) o gene X, hipostático dominante sobre os alelos “W” e “w”, tem efeito pleiotrópico pois é responsável por mais de um fenótipo nessa espécie. b) o gene x, epistático recessivo sobre os alelos “W” e “w”, tem efeito pleiotrópico pois é responsável por mais de um fenótipo nessa espécie. c) o gene W, epistático recessivo sobre os alelos “X” e “x”, tem efeito pleiotrópico pois interage com outros genes formando um único fenótipo. d) o gene W, epistático dominante sobre os alelos “X” e “x”, tem efeito pleiotrópico pois é responsável por mais de um fenótipo nessa espécie.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- B
2- C
Explicação:
Resposta:
1- b) o gene x, epistático recessivo sobre os alelos “W” e “w”, tem efeito pleiotrópico pois é responsável por mais de um fenótipo nessa espécie.
2- c) A situação A trata-se de um caso de interação gênica, pois vários genes resultam em um fenótipo.
Explicação: CLASSROOM
1- O alelo “x” apresenta efeito epistático sobre os alelos “W e w”, pois impede a manifestação fenotípica referente a esses genes. Por se tratar de um alelo recessivo chamamos essa situação de epistasia recessiva. O gene X é responsável pela cor e também pelo humor e algumas outras características do Aula paranaensis, o que caracteriza um efeito pleiotrópico. Sendo assim a alternativa correta é a letra B.
2- A situação A, onde vários genes resultam em um único fenótipo, representa um caso de interação gênica. Já a situação B, onde um único gene resulta em vários fenótipos, representa um caso de pleiotropia, sendo assim a letra C está correta.
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤