História, perguntado por femendes234, 3 meses atrás

...) A natureza distribuiu desigualmente no planeta os depósitos e a abundância de suas matérias-primas; enquanto localizou o gênero inventivo das raças brancas e a ciência da utilização das riquezas naturais nesta extremidade continental que é a Europa, concentrou os mais vastos depósitos dessas matérias-primas nas Áfricas, nas Ásias (...), Oceanias (...). Estas imensas extensões incultas (...) deveriam ser deixadas (...) abandonadas à ignorância ou à incapacidade?

Albert Sarrault, diplomata francês, 1931

Retirado de Faria, Ricardo; Marques, Adhemar e Berutti, Flávio. História. Vol 3. Belo Horizonte, Lê, 1989, p.190

Identifique no texto elementos da teoria que se tornou conhecida como “darwinismo social” no fragmento.

De que forma o diplomata francês justifica a exploração de outras continentes?

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolasbarrosp97
3

Resposta:a) O autor defende que o “gênio inventivo” havia sido atribuído pela natureza aos brancos e neles concentrado. Por outro lado, outros continentes haviam recebido na natureza muitas matérias-primas e riquezas mas suas populações não sabiam explorá-los por que eram incapazes ou ignorantes. Essas teorias tinham uma base no darwinismo social que atribuía à seleção natural a maior ou menor evolução dos grupos sociais (os mais aptos que deveriam dominar os menos aptos).

b) Os brancos europeus, dotados de maior capacidade e “gênio inventivo” tinham o direito de explorar matérias-primas nas regiões em que elas estivessem, uma vez que as populações que viviam junto a essas riquezas supostamente não sabiam fazê-lo.

Explicação:

Perguntas interessantes