ENEM, perguntado por laeliferreira4688, 1 ano atrás

A natureza, a que interessa a Rousseau, exclui inclusive o instinto de sociabilidade: "Tudo parece afastar o homem selvagem da tentação de deixar de sê-lo". A sociedade civil ou política também nada deverá à Necessidade: ela nasce de uma sequência de acidentes. CHATELET, François et ai História das ideias políticas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.p.73. Rousseau considera que a sociedade surge acidentalmente pelo contrato social, uma vez que, através deste, os indivíduos buscam a) proteger-se da violência generalizada entre os homens, possível no estado de natureza, em que não há qualquer lei ou autoridade. b) compartilhar avanços técnicos que permitam a libertação humana das necessidades naturais, que limitam suas atividades. c) ampliar os laços comunitários entre si, para que possam exercer suas vontades naturais com mais facilidade. d) assegurar os meios de vida a todos, quando a igualdade do estado de natureza rompe-se com o estabelecimento da propriedade. e) garantir legalmente os pactos firmados entre indivíduos, que começam a gerar conflitos com o aumento de sua complexidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
2

Olá, tudo bem?


A alternativa correta é a C.


Conforme o autor, o homem nasce bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. Essa corrupção, feita pela sociedade, faria com que os homens deixassem de se respeitar e, por isso, é necessário o contrato social.


No contrato social, os homens abrem mão de sua liberdade natural pela liberdade civil, como mecanismo que assegura a convivência igualitária em sociedade, como condição de libertação e segurança.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes