História, perguntado por 3Leite, 10 meses atrás

"A nação independente continuaria subordinada à economia colonial,passando do domínio português à tutela britânica.A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria e a escravidão da maioria dos habitantes do país."

A interpretação correta do texto anterior sobre a independência brasileira seria:

A)A nossa independência caracterizou-se pelo processo revolucionário que rompeu socialmente com o passado colonial.

B)A preservação da ordem estabelecida,isto é,escravidão,latifúndios e privilégios políticos da elite,seria garantida pelo novo governo republicano.

C)A rápida transformação da economia foi comanda-da pela elite política e económica interessada na superação da ordem colonial.

D)O espírito liberal de nossas elites não impediu que elas mantivessem as estruturas arcaicas da escravidão e do latifúndio,sendo a monarquia a garantia de tais privilégios.

E)O rompimento com a dependência inglesa foi inevitável,já que,após a independência,o governo passou a incentivar o mercado interno e a industrialização.
(Eu preciso para hoje.)

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
36

É correta a alternativa D.

O trecho, que descreve o processo de independência do Brasil, deixa claro que, apesar da mudança do regime político, as estruturas sociais não mudaram, tanto na relação econômica e na posição do Brasil na economia globa( como fornecedor de matéria-prima) quanto nos modos de produção internos.

As elites nacionais, apesar de "liberais" no que dizia respeito ao "combate" ao Absolutismo português, eram conservadoras com os seus privilégios, tendo defendido o projeto de Dom Pedro I para defendê-los.

Perguntas interessantes